Pesquisar no Blog

sábado, 29 de abril de 2023

Vai aproveitar o feriado para estudar? Plataforma de empregabilidade e educação dá dicas de estudo para concurso público, confira!

Planejar, respeitar seus limites, encontrar seu espaço… fique por dentro de 5 dicas que podem te deixar mais próximo de empregos públicos


De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), atualmente, a carreira pública tem sido tão atraente para os trabalhadores brasileiros que o crescimento do número de concurseiros interessados em ingressar nesse setor é de cerca de 40% ao ano.  

O crescimento da busca pelo ingresso em empregos públicos por meio de concursos encontra sua principal motivação na estabilidade oferecida pelos cargos do setor, além uma série de fatores positivos, entre eles: direitos, como licença-capacitação, auxílio natalidade e licença-maternidade estendida; salários, os quais tendem a ser mais altos que no serviço privado, a depender do cargo e do órgão empregador; plano de carreira, com reajuste salarial por tempo de serviço e gratificações por cargo ou qualificação e currículo, sendo caminho bastante válido para quem tem pouca experiência profissional. 

Frente a este cenário, é comum que muitos brasileiros aproveitem todo tempo livre para estudar para concursos públicos que podem representar  uma guinada em suas carreiras. Por isso, com a chegada do feriado de Dia do Trabalhador, a Refuturiza, plataforma pioneira em empregabilidade e educação, disponibiliza algumas dicas para ajudar os concurseiros na hora de fazer um estudo mais eficaz, confira:

 

1. Tenha disciplina

Estudar é algo que requer constância. Não adianta estudar hoje e só voltar a pegar no material 1 mês depois. A dica é criar um horário de estudos para você e cumpra ele, faça chuva ou faça sol. 

 

2. Tenha um espaço de estudo 

Este ambiente deve ser organizado e afastado de distrações, como barulho de TV e rádio. A dica é que, se possível, o estudo não seja feito no sofá ou na cama, lugares usualmente destinados ao descanso e ao relaxamento. Sentar-se com a coluna ereta coloca você em uma posição ativa e alerta, propícia à atenção e à absorção do conhecimento.

 

3. Tenha uma rede de apoio

Nós somos seres sociais e, por isso, funcionamos melhor quando “trabalhamos em equipe”. Então, é interessante que você faça conexões com pessoas que estão, assim como você, focadas em estudar para concurso. Vocês podem trocar materiais, marcar horários de estudo e se motivar para que ninguém desista na hora em que bater aquele cansaço. 

É preciso também que haja atenção na hora de selecionar a sua “equipe”. Pessoas sem foco e pouco determinadas podem “baixar a energia” do grupo e trazer mais malefícios do que contribuição.

 

4. Tenha perspicácia

Você não pode esperar o concurso abrir para começar a estudar, uma vez que, entre o período de inscrições e a prova, há poucos dias de intervalo.  Mas como fazer isso se cada processo, a depender do órgão e do cargo, tem o seu próprio conteúdo programático? Buscando editais e provas de concursos anteriores. Eles certamente te darão uma boa base para estudo - e mesmo que um ou outro item varie ou mude, você já estará 80% encaminhado na hora em que as inscrições abrirem.

 

5. Tenha planejamento

Primeiramente, é preciso que se tenha ciência de que ninguém vai conseguir estudar tudo de uma só vez. Por isso, é preciso que haja uma organização de horários, dias e temáticas a serem abordadas. Distribua as matérias e conteúdos ao longo dos dias de estudo. E lembre-se de fazer isso de uma forma exequível - afinal, de nada adianta criar um planejamento impossível de ser cumprido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados