Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de abril de 2023

DEMÊNCIA E VACINAÇÃO NA TERCEIRA IDADE FORAM ALGUNS DOS DESTAQUES DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

A médica geriatra do Elissa Village, Caren Cristiane Muraro; e a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Ivete Berkenbrock, conversaram durante live sobre os principais destaques do Congresso, realizado em São Paulo, de 23 a 25 de março

 

O Elissa Village, empreendimento de longevidade, localizado em Campina Grande do Sul (PR), realizou uma live com as médicas geriatras Caren Cristiane Muraro, do Elissa, e Ivete Berkenbrock, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) sobre os principais destaques do XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que aconteceu em São Paulo, de 23 a 25 março. Durante a conversa, as profissionais apontaram a importância da especialidade para a sociedade atual e temas como vacinação e demência na terceira idade. Confira os destaques:

 


Papel do geriatra na sociedade atual


Segundo a presidente da SBGG, Ivete Berkenbrock, o Brasil tem, atualmente, cerca de 2 mil médicos titulados em geriatria. “Para o tamanho da população, esse número ainda é muito pequeno. Mas, isso é um fenômeno mundial, no qual vemos a expectativa de vida dando um salto e a quantidade de médicos especialistas em geriatria não acompanhando isso”, afirma.

 

No entanto, a médica destacou a presença de um público mais jovem nessa edição do congresso e que isso é um reflexo positivo para o futuro desta área. “Depois de dois anos de pandemia voltamos a fazer o congresso presencialmente e o consideramos um sucesso. Foram 3.700 participantes nessa edição, isso representou o maior congresso da SBGG, foi um marco. Além disso, tivemos a participação de um público bastante jovem, incluindo novos geriatras e também demais profissionais voltados a esta especialidade”.

 

A médica geriatra do Elissa Village, Caren Muraro, salienta que ser geriatra é fazer a promoção à saúde, reabilitação e cuidados paliativos. “Eu sempre digo que geriatra não é cuidar de doenças, mas sim cuidar de pessoas. Temos que ter uma ótima interação com a equipe multiprofissional, respeitando a história e o propósito de vida de cada paciente”, ressalta Caren.


 

Panorama perspectivo da demência e prevenção


Com o tema “Dos cinco I’s aos cinco M’s: da evolução de conceitos à evolução do cuidado”, o Congresso 2023, discutiu as principais doenças que acometem o envelhecimento e que são descritas, principalmente, nos conceitos dos cinco M’s (mobilidade, mente, medicação, multicomplexidade e mais importante – os desejos e objetivos de cada indivíduo que devem ser respeitados pelos profissionais).

 

Nesse sentido, um dos assuntos destaques do congresso foi a discussão do panorama perspectivo da demência no Brasil. De acordo com dados apresentados no Congresso, em 2019, já existiam 1,8 milhões de brasileiros com demência. “Isso é, ainda, um número aproximado. Pois, há muito casos sub diagnosticados”, conta a presidente da SBGG. A projeção é que, em 2050, esse número seja de 5,7 milhões de pessoas com demência no país. 

 

A demência é uma doença neurodegenerativa crônica sem cura, que faz com que o indivíduo perca a capacidade de autocuidado. A causa mais comum é a doença de Alzheimer; a segunda causa é a demência vascular que pode ser prevenida, por meio do controle de alguns fatores de risco modificáveis, são eles: diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, qualidade do sono, baixa audição e baixa escolaridade.

 

“Essa doença ainda é um desafio. Não existem medicações que a melhorem significativamente. Por exemplo, no congresso foi mencionado que existem diversos fármacos em estudo e que foram aprovadas duas medicações pelo FDA, que atuam no comprometimento cognitivo leve e demência leve, ainda não disponíveis no Brasil ”, conta a geriatra do Elissa Village, Caren Muraro.


 

A carteira de vacinação na terceira idade


As profissionais destacaram que outra discussão importante do Congresso foi relativa à vacinação na terceira idade. “A sociedade fala muito em alimentação saudável e atividade física para a manutenção da saúde e bem-estar, mas esquece da importância da vacinação nessa lista. Foi, inclusive, por meio da vacinação, entre outros fatores, que se erradicaram diversas doenças e tivemos a redução da mortalidade”, diz Caren.

 

A presidente da SBGG explica que é justamente por meio da vacinação que se evitam mortes relacionadas à gripe, pneumonia ou à Herpes Zoster, por exemplo. “E incluo nessa lista, mais recentemente a vacina contra a Covid-19, que também reduziu muito a mortalidade que tivemos recentemente”.

 

As profissionais explicaram que a carteira de vacinação da pessoa idosa é tão ampla quanto a de uma criança e que a vacinação em dia faz diferença no envelhecimento assim como os bons hábitos de vida. “Neste momento, por exemplo, é extremamente importante a vacina da gripe. Nós não cansamos de tanta coisa na nossa rotina, porque cansar de vacinar?”, questiona a presidente.

 

A geriatra do Elissa Village, Caren Muraro, ressaltou que, a prevenção por meio das vacinas é fundamental. “É muito importante prevenirmos, já que muitas vezes a influenza pode vir a complicar uma insuficiência cardíaca ou um diabetes que estava controlado ou ainda outras doenças crônicas. É precioso levar isso em consideração”, alerta. 

 


Elissa Village
@elissavillageoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados