Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Gravidez na adolescência é um desafio para a saúde pública

Tema estará em pauta na programação do XV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que será realizado de 4 a 6 de maio de 2023, no Master Premium, em Gramado (RS)

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registra altas taxas de gravidez na adolescência, com mais de 500 mil casos por ano, sendo que cerca de 20% das mães são adolescentes. Esse cenário é preocupante, uma vez que a gravidez na adolescência pode ter impactos negativos na saúde física, emocional e social das adolescentes e de seus filhos. A situação está associada a riscos aumentados de complicações na gestação e parto, como prematuridade, baixo peso ao nascer, hipertensão gestacional e desnutrição. Além disso, as adolescentes grávidas enfrentam desafios emocionais, sociais e econômicos, como interrupção da educação, restrição de oportunidades profissionais e maior vulnerabilidade à violência e ao abuso.

O XV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria debaterá o tema com a participação de dois especialistas no assunto: Tiago Chagas Dalcin (RS) e Thiago Rocha (RS). O tópico estará presente em um talk show previsto para às 11h15min de sexta-feira (05/05).

A SPRS reforça a importância da promoção da saúde sexual e reprodutiva na adolescência como um aspecto fundamental da prática pediátrica, e o evento será uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre esse tema crucial para a saúde e bem-estar dos adolescentes.

O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre a programação, inscrições e valores podem ser conferidas no site https://gauchopediatria.com.br/ 

 

Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados