Pesquisar no Blog

domingo, 30 de abril de 2023

Comemore o Dia da Literatura Brasileira com obras gratuitas disponíveis na BibliON

A data foi escolhida para celebrar a literatura brasileira e homenagear todos os autores que fizeram história em nossa cultura


No dia 1º de maio, comemora-se o Dia da Literatura Brasileira, uma ocasião especial para ressaltar a relevância da leitura no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da habilidade narrativa, além de celebrar também o dia de aniversário do escritor José de Alencar. No entanto, para além de aproveitarmos a data para homenagear toda a riqueza da nossa literatura, relembrando autores clássicos, que tal conhecer um pouco da história e da  evolução da escrita no Brasil? Barroco, Romantismo, Pré-Modernismo, Modernismo, entre outros. O que caracterizou cada fase e como cada estilo pode ter influenciado a linguagem elaborada. 

Nesta data especial, a BibliON convida você a explorar o mundo literário por meio da sua plataforma e assim desfrutar de horas de entretenimento e aprendizado, conhecendo um pouco mais sobre a literatura brasileira. Confira os livros selecionados: 

História concisa da Literatura Brasileira -Alfredo Bosi

Em nova edição totalmente revisada e atualizada pelo autor, que é professor titular de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, a Cultrix volta a apresentar ao público universitário esta obra por ele consagrada, desde que veio a lume em 1970, como a melhor no seu gênero. Dividida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e as tendências contemporâneas, a História Concisa da Literatura Brasileira dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas tendências diferenciais, estudando a seguir os seus autores principais, acerca dos quais proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica além de uma avaliação crítica. É uma obra que se recomenda sobretudo à atenção de professores e estudantes de Literatura Brasileira, quer em nível de graduação quer de pós-graduação.

História da Literatura Brasileira Vol. I: Das Origens ao Romantismo -Massaud Moisés

Com o texto inteiramente revisto, essa edição do clássico História da Literatura Brasileira, com um novo projeto gráfico e texto completo em três volumes, nos traz em seus capítulos as origens, o Barroco, o Arcadismo e o Romantismo

Historia da Literatura Brasileira Vol. II: Realismo e Simbolismo -Massaud Moisés

Em edição revista e atualizada, o segundo volume desse panorama da literatura brasileira, é apresentado pelo Prof. Massaud Moisés como um estudo sobre a produção literária do Realismo e do Simbolismo, que em nosso país é representado por obras como O Mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (ambos de 1881), a publicação de Canaã, de Graça Aranha, e Os Sertões, de Euclides da Cunha (ambos de 1902). As obras literárias são aqui analisadas no seu contexto histórico e sociocultural e são vistas como documentos, testemunhos de uma época, pressupondo uma aliança entre a desejada objetividade do historiador e a intuição peculiar do crítico literário. 

História da Literatura Brasileira - Vol. III Desvairismo e Tendências Contemporâneas - Massaud Moisés

Este volume de História da Literatura Brasileira, dedicado ao estudo das correntes do Modernismo, não apenas foi inteiramente revisto como também atualizado, a fim de acompanhar a criação literária das últimas décadas. Massaud Moisés percorreu os momento sem que se pode fragmentar a modernidade entre nós, desde a Semana de Arte Moderna até o fim do século XX: de 1922 a 1928, fase de implantação do ideário modernista; de 1928 a 1945, de consolidação das conquistas renovadoras; e de 1945 em diante, a geração do pós-guerra, chegando a uma análise minuciosa das tendências contemporâneas. O resultado é um panorama das nossas letras a partir dos anos 1920, que se recomenda pela soma de informações recolhidas e pelo balanço crítico, tornando este livro indispensável a todos que desejam uma visão ampla, fecunda e renovadora da nossa modernidade literária nas diversas facetas que veio exibindo ao longo de mais de oito decênios.

A Literatura Brasileira Através dos Textos - Massaud Moisés

Este livro oferece um panorama do que a nossa literatura ostenta de melhor e de mais representativo ao longo de sua evolução histórica. Dentro de cada uma das onze épocas em que se divide nossa história literária, são focalizados os autores de maior importância, apresentando-se de cada um deles um ou mais excertos antológicos, os quais são precedidos de uma notícia que os situa cronologicamente no quadro de nossas letras e seguidos de um comentário crítico que lhes destaca os principais pontos de interesse.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados