Pesquisa
encomendada pelo Instituto Palavra Aberta aponta também que educadores impactos
por formação em educação midiática têm repertório mais sólido
Cerca de 73% dos professores brasileiros afirmam
estarem preocupados com o cenário de desinformação que assola o País, mas
apenas 40% deles se sentem preparados para lidar com este desafio. O dado faz
parte de um levantamento com 435 professores de Ensino Fundamental II e Ensino
Médio de todas as regiões brasileiras com o objetivo de perceber como os
docentes se informam no cotidiano e de que maneira usam as mídias em suas
atividades pedagógicas.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Palavra
Aberta, que coordena o EducaMídia, programa de educação midiática dedicado a
formar professores nesta temática, em parceria com empresa Quantas,
especializada em estudos quantitativos e construção de métricas em áreas como
educação e tecnologia.
De acordo com o estudo, 74,5% dos professores
entrevistados se sentem bem informados sobre seus temas de trabalho. No
entanto, apenas 30% julgam-se bem informados sobre assuntos mais diversos e
distantes do seu maior interesse. Além disso, 85% dos educadores participantes
declaram usar mídias com frequência em suas aulas. Destes, 97% o fazem para
conectar o tema curricular com um acontecimento atual ou para aprofundar temas
e conceitos. No entanto, é importante destacar que o uso de mídias pelos
professores em geral não significa que estejam implementando educação midiática.
Formação
O estudo mostrou a importância da formação de
educadores desenvolverem competências de educação midiática para,
posteriormente, criarem e implementarem atividades para os estudantes. Docentes
que foram impactados pela formação EducaMídia revelaram ter um repertório
midiático mais amplo, uma vez que usam fontes de informação com mais frequência
e de forma mais ativa do que outros professores. Além disso, mostram-se mais
arrojados nos objetivos pedagógicos ao recorrer às mídias, buscando formar para
o exercício crítico da cidadania.
Enquanto professores não impactados acreditam que a
oferta de materiais prontos os faria utilizar conteúdos de mídia em sala de
aula, educadores impactados pelo EducaMídia reconhecem a necessidade de
aprofundamento constante para empregar mídias em sala de aula. A oferta de
materiais e recursos prontos é importante para professores iniciarem um
processo de educação midiática, mas quanto mais os docentes se aprofundam no
tema, eles próprios passam a articular seu repertório no sentido de criarem
suas próprias soluções.
Além de utilizarem mais mídias em sala de aula e
diversificarem mais as fontes de informação às quais recorrem para suas
práticas pedagógicas que outros professores, os docentes formados parecem
fidelizar meios de comunicação específicos para se manterem informados, como
sites e aplicativos de notícias específicos. Já os não impactados citam meios a
partir dos quais precisarão buscar informações, como Google e YouTube.
A pesquisa ainda aponta para a necessidade de
pensar em estratégias específicas para docentes e estudantes do ensino médio,
uma vez que professores dessa etapa têm mais dificuldade de adotar estratégias
de educação midiática por motivos diversos, que incluem os interesses mais
objetivos do alunado, que pensa em profissionalizar-se e/ou ingressar no ensino
superior ou no mercado de trabalho.
Para mais informações sobre o estudo, acesse o site do EducaMídia e do Palavra Aberta.
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