Divulgação |
Em 2022, a missão empresarial para o evento foi a mais bem-sucedida do programa CreativeSP e terminou com a projeção de R$ 147 milhões em novos negócios
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do
Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de
investimentos do estado, levará até 10 empresas paulistas para o Festival de
Cinema de Cannes, na França, realizado entre 16 e 27 de maio. Será a terceira
missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de
conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração
de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. As inscrições
devem ser feitas pelo site da InvestSP.
No ano passado, a missão para o Festival de Cannes
foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos
de diversos setores. Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a
geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase
30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.
As empresas selecionadas têm a oportunidade de
participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual
produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo
todo se encontram para negociar. Ele reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo
menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e
projetos.
Os participantes do CreativeSP contam com um
reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos
gastos com a viagem, além de acesso a eventos de networking durante
as missões e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento
pós-evento. No Festival de Cannes de 2022, por exemplo, uma parceria com o
Cinema do Brasil garantiu às empresas selecionadas um espaço exclusivo em um stand
no Marché
du Film.
Investimento contínuo
Em 2023, o CreativeSP já realizou duas missões,
ambas para os Estados Unidos. Dez empresas paulistas puderam participar do South by
Southwest (SXSW), evento de inovação realizado em Austin, e outras
10 da Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos
sobre jogos eletrônicos do mundo, realizado em São Francisco.
No ano passado, o programa levou 73 empresas para nove eventos
internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis
parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas indicam a
geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento
público no programa - e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças
à participação nos eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário