Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Dia Mundial da Saúde alerta para cuidados essenciais para uma vida longeva

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre questões relacionadas à saúde e estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar das pessoas.  

No entanto, o cuidado com a saúde não deve ser apenas uma obrigação das instituições, mas também da própria população. Manter hábitos saudáveis e estabelecer uma rotina equilibrada são essenciais para ter uma vida longa e sadia.  

De acordo com os fundadores da Bem Te Quero 60+, o psicogeriatra Vinícius Faria e a oncologista Julia De Stéfani Cassiano, alguns dos fatores fundamentais para manter a boa saúde ao longo da vida são a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e balanceada, bons hábitos de higiene pessoal e estar sempre atualizado quanto às evoluções da saúde a partir de fontes de credibilidade. Informação é cada dia mais importante devido à frequência e velocidade com que as fake news são compartilhadas.  

A gerontóloga da Bem te quero 60+, Bianca Ferreira, destaca ainda a necessidade de cuidar das relações pessoais, essenciais para a saúde mental. A partir de uma boa saúde mental, estabelece-se o bem-estar emocional, psicológico e, não menos importante, social. “A qualidade de vida está relacionada a diversos fatores e o que realmente importa é como agir para trilhar uma jornada de vida com qualidade. Com planejamento, é possível alcançar uma longevidade com mais qualidade, bem-estar e carregada de benefícios”, pontua a especialista em gestão do envelhecimento.  

Segundo a plataforma, há quatro passos considerando os pilares do envelhecimento ativo. São eles: 

  1. CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA: não deixe de lado os cuidados com a prevenção e promoção da saúde, sempre acompanhado de especialistas. A somatória de prática constante de atividades físicas em conjunto com uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para uma vida longeva.  
  2. SER UM ETERNO APRENDIZ: Estar sempre aprendendo algo novo ajuda a manter o cérebro ativo. Leituras, cursos, novos idiomas ou até mesmo aprender a tocar um instrumento musical. 
  3. CUIDAR DAS RELAÇÕES: uma rede de apoio e de carinho tornam a jornada da longevidade muito mais leve e alegre. Esteja sempre aberto para novas amizades, sem deixar de lado os velhos e bons amigos.  
  4. PREVINIR, SEMPRE! Isso vale para todas as idades. Cuidado às situações e aos ambientes que possam expor você ao risco. Pequenos ajustes ajudam a tornar a casa segura e, assim, evitar acidentes domésticos.  


Bem Te Quero 60+
www.bemtequero.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados