Muito além de incorporar métodos e processos inovadores nas empresas, cada vez mais o mercado está atento à importância de adotar práticas mais amigáveis ao meio ambiente que unam essas estratégias. Neste cenário, a inovação sustentável, aliada ao ESG, vem despontando em inúmeros negócios como forma de impulsionar a companhia em seu segmento por meio de ações que atinjam esse equilíbrio com o ecossistema.
Não há como negar os benefícios que a inovação traz
para o crescimento e destaque das empresas. Mas, inovar de forma desordenada e
sem medir as consequências das ações adotadas, é uma ação irresponsável em
qualquer marca. Toda estratégia adotada deve ser muito bem planejada, se
baseando nas metas a serem atingidas e, acima de tudo, nos impactos que pode
gerar para a sociedade.
Por isso, com a inovação aliada ao ESG, as
companhias podem adotar práticas que gerem algum tipo de valor para o negócio
sem que gere isso impactos negativos à sociedade. Seja por meio de processos,
produtos, métodos ou serviços, seu objetivo é encontrar uma nova forma de
resolver um problema a partir de ideias inovadoras, considerando os pilares da
sociedade, do meio ambiente e da economia.
Assim, as empresas podem não apenas adotar
estratégias que tragam valor ao seu negócio, como principalmente contar com
soluções que não agridem o meio ambiente, o que traz uma série de vantagens em
seu segmento. Delas, além da maior responsabilidade social e ambiental, a
inovação aliada ao ESG eleva o potencial competitivo da marca, a partir de
ações disruptivas que também elevarão sua imagem perante consumidores e
parceiros.
Segundo uma pesquisa da consultoria Mckinsey,
comprovadamente, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos
sustentáveis. A preferência é clara: aquelas que demonstrarem uma verdadeira
responsabilidade ambiental, certamente atrairão cada vez mais clientes para seu
negócio. Não há como escapar desta tendência que já está tomando conta do
mercado – a qual, felizmente, conta com diversas estratégias capazes de
auxiliar em sua adoção nas companhias com grandes chances de êxito na conquista
dos objetivos desejados.
Aquelas que desejam implementar ações inovadoras e
não agressivas ecologicamente precisam se atentar a alguns pontos cruciais para
que obtenham resultados que gerem valor à sua marca de maneira mais sustentável
possível. Elas incluem o desenvolvimento de uma cultura de inovação
internamente, a realização de um planejamento estratégico, monitoramento das
ações instauradas e, acima de tudo, investir em metodologias de direcionamento
para esse plano, como a ISO de inovação.
Como ponto de partida, de nada adianta implementar
uma estratégia disruptiva, sem que todos entendam sua importância e colaborem
ativamente para essa meta. Por isso, desenvolver um mindset inovador
fará toda a diferença para disseminar a necessidade de adoção de tais práticas
ecológicas em toda a sua cultura organizacional – incluindo a postura,
interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela
companhia neste âmbito.
Uma vez compreendida essa necessidade, é imprescindível
realizar um planejamento estratégico completo e o mais detalhado possível, o
qual deve incluir quais métodos serão aplicados, recursos utilizados em cada
um, resultados esperados, dentre muitos outros fatores essenciais. Todas as
ações instauradas precisam ser monitoradas em tempo real, como forma de
assegurar a manutenção ambiental defendida pela inovação aliada ao ESG e para
ter uma visão mais clara da assertividade dos processos definidos, assim como
quais precisam ser ajustados para assegurar a preservação ecológica.
Para impulsionar ainda mais esse processo nas
empresas, a ISO de inovação se tornou uma das aliadas mais poderosas do
mercado. Essa é uma metodologia flexível que, ao analisar a maturidade
inovadora de cada negócio, aponta as melhores diretrizes a serem seguidas com
base nos objetivos desejados. Assim, cada empresa pode escolher o caminho que
considerar mais adequado, contando sempre com todo o apoio necessário em seu
desenvolvimento.
Com este modelo de governança – o qual atende até
mesmo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – as
companhias poderão atingir resultados enormes para seu destaque em consonância
com as práticas ESG. Essa já se tornou uma forte necessidade do mercado global,
que com o apoio de estratégias e mecanismos eficazes, darão imenso suporte e
segurança nesse processo.
Alexandre Pierro - mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.
ISO de inovação
www.isodeinovacao.com.br
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