CEO da abler cita
pontos necessários para simplificar o processo, que costuma exigir muito das
empresas
Com o aquecimento da economia no final do ano,
diversos setores costumam realizar contratações temporárias para suprir as
demandas extras, especialmente o varejo. De acordo com a Associação Brasileira
do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que sejam abertas mais de
680 mil vagas temporárias, puxadas especialmente por eventos como Black Friday,
Natal e Ano Novo. Mas essas contratações exigem muito dos RHs das empresas, já
que, normalmente, o tempo é curto para fechar as contratações, gerir e ainda
garantir obrigações trabalhistas. Existem alguns pontos, porém, que podem
contribuir para uma gestão mais eficiente das vagas temporárias.
De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de
trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, o primeiro passo para uma
empresa realizar um bom processo de contratação e gestão de trabalhadores
temporários é conhecer as regras relacionadas a esse tipo de contrato. “É
preciso considerar, por exemplo, que uma vaga temporária pode ter a duração de
no máximo 180 dias, consecutivos ou não. Além disso, um contrato temporário só
pode ser usado para substituir temporariamente ou para atender uma demanda
complementar”, explica.
O ponto mais importante, porém, é que esse tipo de
contrato deve ser feito por intermédio de uma empresa de trabalho temporário.
Além disso, todas as obrigações trabalhistas, com exceção de aviso prévio e
multa em caso de demissão, devem ser garantidas, como férias e 13º
proporcional.
Outro ponto que deve ser considerado para garantir
uma gestão eficiente das vagas temporárias
é ter um bom plano relacionado. “Ainda que outra empresa esteja realizando o
processo, o RH da empresa que abre as vagas também deve realizar entrevistas e
treinamentos. Isso é essencial para garantir que o perfil e as habilidades
necessárias estão sendo consideradas”, explica. “É importante também repassar o
perfil desejado o quanto antes para facilitar a triagem. Dessa forma serão
encaminhados apenas os candidatos que cumprem as demandas necessárias”.
O executivo recomenda a utilização de um software
para a gestão do processo seletivo. “Quando se trata da contratação de
temporários, é natural que o tempo seja bastante curto para realizar o processo
todo. Contar com um sistema que agilize as etapas, organize e facilite a busca
de candidatos pode ajudar muito a otimizar o recrutamento e seleção”, aconselha.
Alisson
Souza - Trabalha há 15
anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento
e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores
consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e
Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios
digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para
Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e
consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já
auxiliou mais de 300 clientes a fechar 80 mil vagas na média, em 15 dias.
abler
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