Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Trend Micro alerta para o crescimento de 75% nos ataques de ransomware ao sistema Linux

Os serviços de cloud computing cresceram com o trabalho híbrido, levando a maior adesão às plataformas baseadas em Linux

 

Relatório da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, revela que os grupos de ransomware têm alvejado cada vez mais servidores que utilizam o sistema operacional Linux.  Somente no primeiro semestre de 2022 foi registrado aumento de 75% nas ameaças contra as estruturas desse tipo, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento abrupto é atribuído ao aumento dos serviços de cloud computing, que utilizam plataformas baseadas em Linux, tão necessárias nesta era de trabalho híbrido. “A visibilidade da nuvem é particularmente importante, devido ao surgimento contínuo de novos grupos de cibercriminosos. Vulnerabilidades não corrigidas e ambientes mal configurados abrem portas para os atacantes, que estão focando cada vez mais em alvos específicos para obter maior vantagem financeira”, destaca Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro.

O relatório aponta um crescimento de mais de 57% nas ofensivas digitais contra empresas no primeiro semestre de 2022, com o bloqueio de 63 bilhões de ataques no período, contra 40 bilhões da primeira metade de 2021. Os segmentos de governo, indústria e saúde foram os mais alvejados pelos cibercriminosos.

“Sabemos que muitas organizações estão lutando para gerenciar a segurança do ambiente, face as novas formas de trabalho, e por isso é essencial que elas aprimorem o mapeamento, a compreensão e proteção da superfície de ataque digital”, destaca Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro no Brasil.

A detecção de ataques de Ransomware-as-a-Service cresceu no primeiro semestre de 2022, com quase o dobro de registros em seis meses. Grandes players como LockBit e Conti tiveram aumento de 500%, em relação ao ano anterior. Esse modelo de crime tem gerado lucros significativos para os desenvolvedores de ransomware e seus afiliados.
Novos grupos de ransomware estão surgindo o tempo todo.  Neste primeiro semestre o destaque é o Black Basta, grupo que atingiu 50 organizações, em apenas dois meses. Embora muitos criminosos prefiram o “big game-hunting” com perseguição a grandes alvos, as pequenas e médias empresas estão se tornando cada vez mais populares entre os atacantes.

Um dos principais vetores de ransomware é a exploração de vulnerabilidades. A iniciativa Zero Day da Trend Micro publicou avisos sobre 944 vulnerabilidades, no período, o que representa aumento de 23%. O número de avisos críticos de bugs publicados cresceu cerca de 400%.

Os grupos APT (Ameaça Persistente Avançada) continuam aprimorando seus métodos, empregando infraestrutura expansiva e combinando várias ferramentas de malware. O aumento de 10 vezes no número de detecções é outra prova de que os atores de ameaças estão cada vez mais integrando a Emotet como parte de suas estratégias de atuação.
Outras categorias de ataques também apresentaram crescimento. Segundo o relatório da Trend Micro, os golpes visando o uso de sistemas Linux para mineração de criptomoedas mais do que dobraram, apresentando volume 145% maior neste primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2021.



Trend Micro
https://www.trendmicro.com
Twitter: @TrendmicroBR
https://www.linkedin.com/company/trend-micro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados