Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Tratamento preventivo na infância pode evitar uso de aparelho ortodôntico na adolescência

Alguns anos atrás era comum os jovens desfilarem seus sorrisos metálicos, até que surgiram os aparelhos estéticos e até transparentes, fazendo com que os mais envergonhados encarassem o tratamento de forma mais tranquila. No entanto, para além dos avanços do material utilizado na sua produção, a própria ortodontia avançou. E hoje, com tratamentos já a partir da infância, é possível evitar alguns problemas que futuramente necessitariam de aparelho para corrigi-los. 

A odontopediatra e ortodontista Vivian Farfel explica que boa parte dos problemas resulta do mau desenvolvimento facial da criança, que pode ter diferentes causas. "A ortodontia integrativa permite reconhecer quando o rosto de uma criança está crescendo incorretamente e entender o que pode ser feito para influenciá-lo. Se essas causas são identificadas e tratadas precocemente, muitos problemas ortodônticos podem ser evitados", alerta a especialista.

Ela explica que, por várias razões, a maioria das crianças consideradas "normais", entre 3 e 4 anos de idade, adota uma postura errada e permanece de boca aberta por mais de 80% do tempo. "A postura de boca aberta, a respiração bucal e a postura errada da língua são as principais causas de crescimento facial desfavorável, bases ósseas subdesenvolvidas e dentes tortos em crianças. Mas é possível reverter isso por meio da ortodontia integrativa", garante Vivian Farfel. 

Portanto, se o desenvolvimento das bases ósseas for corrigido em tenra idade, os dentes permanentes terão uma chance maior de alinhamento, diminuindo ou eliminando totalmente a necessidade de aparelhos ortodônticos na adolescência. Ou seja, ao contrário do que muitos pais fazem, não é recomendado que esperem até que todos os dentes permanentes estejam na boca, o que geralmente acontece entre 11 e 12 anos de idade.

“Quando se trata de modificação do crescimento da face, sete ou oito anos de idade já pode ser tarde demais. Nessa faixa etária, 90% do crescimento facial estará completo e as chances de influenciar o crescimento facial serão muito pequenas. Logo, é na infância que conseguiremos guiar o crescimento e desenvolvimento e conseguir maior harmonia da face, mais saúde e garantia de dentes alinhados sem necessidade de contenção", conclui a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados