Levantamento
também mostrou que 72% dos brasileiros sentem grande desconforto ao descartar
restos de comida. Planejar a quantidade preparada nas refeições e controlar o
prazo de validade dos produtos estão entre os hábitos adotados para amenizar o
problema.
Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da
Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, em parceria com a Food To Save,
com quase seis mil consumidores brasileiros revelou que 80.5% dos respondentes
buscam alternativas para evitar o desperdício de alimentos em casa. Entre as
medidas adotadas, foram mencionadas o preparo da quantidade exata que será
consumida durante as refeições, o armazenamento adequado dos alimentos, a
compra de apenas o essencial para determinado período, o preparo de receitas
que reaproveitam as sobras de comida e a atenção ao prazo de validade dos
produtos.
“O levantamento mostrou um cenário bastante positivo
e importante para reverter uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com a
ONU, o País desperdiça anualmente cerca de 27 milhões de toneladas de
alimentos e 60% da comida jogada fora vêm do consumo de famílias. Diante
disso, saber que 80% dos participantes se preocupam e procuram obter mais
informações sobre o tema é um grande passo”, avalia Felipe Gomes, Diretor-Geral
da Ticket.
Ainda de acordo com a pesquisa, o planejamento das
compras e do armazenamento dos alimentos em casa tem feito parte dos hábitos
dos brasileiros e contribui para evitar o desperdício. Quando questionados
sobre com que frequência organizam a ida ao supermercado, 37% disseram que
sempre fazem lista de compras, 25% quase sempre utilizam o método, 12% recorrem
à lista na metade das vezes, 14% quase nunca se planejam e 12% não possuem esse
hábito. Já em relação à frequência com que controlam a validade do estoque de
comida, 46.5% sempre verificam as datas, 28% fazem isso quase sempre, 9.5%
olham a validade dos produtos na metade das vezes, 10% quase nunca verificam e
6% nunca realizam o controle.
Quando questionadas sobre o volume de alimentos
descartados diariamente, 80.5% estimam até 1 kg, enquanto 18% acreditam que o
volume está entre 3 a 5 kg, e 1.5% revelou que joga mais de 5 kg de comida no
lixo todos os dias. Quanto à percepção de culpa ao desperdiçar alimentos, 72%
disseram que a prática lhe causa grande desconforto, para 19.5% o desperdício
causa certo desconforto, 3% revelaram que não se sentem incomodados e 5.5% não têm
nenhum tipo de sentimento negativo ao jogar comida no lixo.
“O desperdício de alimentos está fortemente ligado
aos hábitos de compra, armazenamento, preparo e reaproveitamento da comida. A
Ticket, como uma grande empresa do setor de alimentação, entende que possui
papel fundamental na conscientização dos consumidores por meio da criação de
ações que ajudem a reverter esse cenário. A pesquisa é uma das iniciativas da
marca que visa gerar um debate positivo sobre o tema”, finaliza Gomes.
Ticket
https://www.facebook.com/ticketservicos.
https://www.youtube.com/user/ticketservicos.
https://www.linkedin.com/company/ticket-servi-os-s-a-/.
https://www.instagram.com/ticket_servicos/.
Food To Save
Nenhum comentário:
Postar um comentário