Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Cadastro Positivo traz benefícios para o setor de crédito

Para Roberto Ribeiro, presidente do Sindisfac-MG e sócio-diretor da Simples Antecipação de Recebíveis, a iniciativa é mais eficiente do que as negativações como ferramenta de consulta



Levantamento recente feito pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) revelou que o Cadastro Positivo, implantado no Brasil em 2019, chega ao seu terceiro ano de vigência favorecendo mais de 22 milhões de brasileiros com acesso ao crédito. Os dados mostram, ainda, que o modelo de consulta alcança 79% da população economicamente ativa no país.

Esse modelo de cadastro financeiro permite que as empresas consultem o histórico de crédito dos clientes, funcionando como um banco de dados de bons pagadores. Sistema semelhante já foi implantado em mais de 70 países, principalmente em economias desenvolvidas como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e França.

“A lei do cadastro positivo é de suma importância para todas as instituições de crédito”, afirma Roberto Ribeiro, presidente do Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac-MG), vice-presidente da Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito (ABRAFESC) e sócio-diretor da 
Simples Antecipação de Recebíveis. “O Cadastro Positivo é ainda mais importante do que negativações, uma vez que premia as pessoas com bom histórico de crédito. Ainda temos muito a evoluir, mas estamos no caminho certo”, completa.

A Lei Complementar nº 116, de 8 de abril de 2019, alterou lei anterior de 2011 e regulamentou o Cadastro Positivo, com objetivo de diminuir a inadimplência. Com a alteração da lei, a inclusão de dados passou a ser automática, abrangendo todas as pessoas físicas e jurídicas que têm em vigência empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados