Especialista dá dicas para que pais observem sinais e superem a situação
Assim como os adultos, nem sempre as crianças sentem vontade de repetir as mesmas ações todos os dias, mas quando os pequenos se resistem para ir à escola, é hora de entender o que está acontecendo.
Para a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães, a mudança de comportamento é um sinal de atenção e precisa ser investigado. “Se a saúde do seu filho estiver bem, é hora de conversar e entender o porquê a criança está se mostrando resistente a ir à escola. Reforçar que a criança é amada, protegida e que pode se abrir é o melhor caminho para conseguir acessá-la, ainda mais em situação de estresse. A parceria entre a família e a escola é fundamental nesse momento pois ambos querem o melhor para a criança”, completa.
Confira alguns passos que podem ajudar pais e filhos a superar a situação:
Checar se há algum problema médico
Muitas vezes dores de barriga, de cabeça ou em alguma outra
parte do corpo podem ser usadas para não ir à escola. Confirmar se a criança
realmente não está doente ou alguma dor é o primeiro passo para lidar com a
situação. Dores de cabeça persistentes podem indicar necessidade de lentes
corretivas, por exemplo.
Esteja disponível para conversar
Tente entender o que está incomodando a criança. É alguma
situação que a deixa com receio ou a atitude de alguma pessoa? Briga com algum
colega ou desentendimento na turma? Seja qual for a razão, valide os
sentimentos do seu filho e se mostre aberto a enfrentar a questão junto com ele
para encontrar soluções. Tome o cuidado para não potencializar a situação
além do que já é percebido pela criança.
Acolha as percepções da criança sobre a situação
A escola deve ser um local onde estão os amigos, novas
descobertas e crescimento. Se a criança prefere evitar o ambiente, é preciso
entender o que está acontecendo. Conversar com a escola é essencial para
entender, como está seu filho. Juntos, pais e professores, podem pensar em um
plano conjunto para que a criança volte a se sentir bem no ambiente escolar.
Mostre a sua confiança com relação à escola. Quando os pais se mostram seguros
com a equipe pedagógica a criança entenderá que também pode confiar nessas
pessoas enquanto estiver na escola.
Rotina pode ajudar
Se o caso for ansiedade por separação dos pais, ou de animal
de estimação, por exemplo, manter uma rotina consistente pode ajudar. Ter
rituais antes de ir para a escola, de manhã ou na noite anterior, como vestir o
uniforme, arrumar a mochila e montar o lanche, mostram o que a criança pode
esperar todos os dias e traz segurança.
Apoie e encoraje
Quando seu filho fizer um esforço, reconheça a atitude e
parabenize pelas pequenas coisas. Não é preciso vencer uma maratona para ganhar
parabéns, já que pequenas ações positivas e consistentes também são vitórias
valiosas e que devem ser reconhecidas.
Tarefas e objetivos
Dar tarefas diferentes para a criança realizar também traz
um senso de objetivo a ela. Regar uma planta da escola, escrever a data do dia
no quadro negro, ou alimentar passarinhos na saída da escola são tarefas
paralelas que agregam uma experiência diferente para a criança e pode reforçar
a necessidade dela ir à escola a cada dia.
Se aproximar das outras famílias
Aproveite a oportunidade de a criança conviver com os amigos
em outros lugares e fortalecer os vínculos de amizade. Essa pode ser uma boa
forma de ampliar conexões além do ambiente escolar e representar uma
possibilidade de compartilhar situações vivenciadas e contar com uma rede de
apoio.
Colégios Maristas
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