Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Doenças Silenciosas: aprenda a identificá-las e preservar a vida do seu pet


Para que seu pet tenha bem-estar e qualidade de vida, é recomendado fazer consultas periódicas ao Médico-Veterinário, além de manter uma alimentação adequada, respeitando sempre as necessidades individuais de cada animal. O acompanhamento contínuo da saúde de gatos e de cães pode ajudar a identificar doenças com sintomas pouco aparentes, como problemas renais, diabetes, obesidade e até problemas de saúde associados ao estresse.  

Tanto gatos quanto cães estão suscetíveis a doenças discretas e que não apresentam sinais claros desde o início. Os primeiros sintomas podem ser percebidos pelo próprio tutor, a partir da identificação de mudanças nos comportamentos, como apatia, falta de apetite, cansaço extremo, dentre outras. Levar essas percepções, tão logo as identifique, para a avaliação de um profissional, pode ajudar a antecipar o diagnóstico. 

Confira abaixo sintomas recorrentes de algumas doenças silenciosas comuns em pets: 

 

Estresse

O estresse é um problema muito comum nos pets e é, muitas vezes, negligenciado. Pets que não convivem bem com outros animais da casa, que vivem em ambientes com poucos estímulos, que têm medo ou que não tenham suas necessidades atendidas, podem desenvolver quadros de estresse que culminam com sinais comportamentais indesejados (destruição, eliminação em locais inadequados, vocalização) ou problemas físicos, como lambedura excessiva, automutilação, cistite intersticial - no caso dos gatos -, perda de apetite ou apetite insaciável, entre outros. Os sintomas podem se apresentar de diferentes formas: 

·         Mudança no apetite, seja a falta dele ou excesso;

·         Mudanças no sono, seja em falta ou excesso;  

·         Gemidos, uivos e sons diferentes do habitual; 

·         Isolação em excesso, sempre se escondendo ou se mantendo recluso; 

·         Desânimo para atividades que antes eram sinônimo de diversão.

 

Doenças Renais

Os rins são órgãos vitais e desempenham várias funções para manter o equilíbrio do organismo. Funcionam como filtros do sangue absorvendo o que ainda é útil e eliminando o que o corpo não usará mais. A doença renal crônica é uma doença degenerativa que, na maioria dos casos, não pode ser prevenida. Por isso, a melhor medida é realizar check-ups regulares e tomar cuidados precoces.

 

É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção. Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial e o diabetes, por exemplo. O uso de medicações nefrotóxicas também pode comprometer a função renal.

 

Alguns sintomas também devem ser considerados, tais como:  

·         Aumento da ingestão de água;

·         Aumento do volume de urina;

·         Redução do apetite ou apetite seletivo;

·         Perda de peso;

·         Menor energia e vitalidade;

·         Vômitos. 

Obesidade

A obesidade em animais é predominantemente causada por uma alimentação inadequada e sedentarismo. Segundo pesquisa da Mars Petcare, 59% dos cães e 52% dos gatos no mundo sofrem com o sobrepeso.  

Algumas raças são mais propensas a desenvolvê-lo em razão de suas características genéticas, como Basset Hounds, Beagles, Cocker Spaniels, Dachshunds e Labradores, de acordo com artigo da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). No caso dos felinos, os mistos ou mestiços são mais vulneráveis a ter a doença.  



A obesidade é uma condição que pode predispor a diversas doenças como diabetes e problemas articulares, além de impactar a qualidade de vida e longevidade dos pets. Alguns dos sintomas mais recorrentes são:  

·         Indisposição ao correr ou andar;

·         Dificuldades para se locomover ou se levantar;

·         Dificuldade respiratória;

·         Costelas pouco visíveis e palpáveis.  

Importante manter uma rotina saudável, sempre cuidando da saúde e da alimentação do pet, além do compromisso em fazer check ups frequentes no Médico-Veterinário, para que o animal tenha qualidade de vida e bem-estar. 

 

 Mars


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados