Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Dia dos Animais: Instituições nacionais e internacionais incentivam brasileiros a virarem anjos da guarda na hora de comer

Movimentos estimulam que, ao escolher um prato sem carne, cada pessoa se torna um agente importante na defesa dos animais e do meio ambiente 

 

Você sabia que nem todo anjo da guarda dos animais precisa resgatar bichos ou protestar? E que é possível fazer sua parte para um mundo melhor para eles até mesmo sentado à mesa? É pensando nisso que, no Dia Mundial dos Animais (4 de outubro), ONGs com atuação no Brasil sugerem que a população comemore a data tirando ou reduzindo o consumo da carne e os alimentos de origem animal, como ovo e leite, do prato. 

Começar experimentando ao menos um dia da semana é a proposta da campanha Segunda Sem Carne, realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Se cada pessoa fizer refeições substituindo a proteína animal pela vegetal no Dia Mundial dos Animais, por exemplo, já estará impactando positivamente com uma economia de 60 litros de água e menos 11kg de gás carbônico emitidos na atmosfera – além de estar salvando vidas, claro.

“A campanha do Brasil é considerada a maior do mundo. Aderir à Segunda Sem Carne é um primeiro passo muito importante rumo a uma alimentação mais sustentável e saudável”, comenta a gerente de campanhas da SVB, Michelle Letran. 

No ano passado, um estudo realizado pela Brighton and Sussex Medical School (BSMS) e pela “Segunda Sem Carne” mostrou que mais de 30% dos entrevistados comiam carne quando fizeram o cadastro no site da campanha e, após cinco anos, declararam a mudança na alimentação para uma dieta plant based. Comprovando assim que, começar por um dia, pode realmente tornar a pessoa em um anjo da guarda dos animais. 

A ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que atua há mais de 20 anos na causa, vai além e destaca que a mudança nos hábitos alimentares, em curto prazo, transforma o mundo: 

“Com essa mudança, seremos capazes de reverter o sofrimento de milhares de animais explorados pela indústria agropecuária, mitigar os danos ambientais decorrentes de nossos hábitos e assumir a responsabilidade sobre o mundo que deixaremos para as gerações futuras”, afirma Taylison Santos, gerente de campanhas da ONG.

O Fórum Animal alerta que o sistema atual de produção da carne e derivados de origem animal passou dos limites e, por isso, defende a disseminação de informações e reflexões sobre o que as pessoas consomem no dia a dia.

Além da crueldade durante a criação, onde vacas, porcos e galinhas são colocados em fazendas lotadas, com instalações que confinam milhares de animais juntos, a produção de carnes, laticínios e ovos requer extensas áreas e o uso maciço de recursos naturais já escassos. 

O desmatamento, que tanto afeta a Amazônia e outros biomas, ocorre para a criação de pastos para o gado e para o cultivo de soja e milho – que, em vez de alimentar as pessoas, vira ração para os animais que serão abatidos pela indústria e contribui para 80% do desmatamento da floresta”, explica a presidente Taylisson. 

Para impulsionar novas escolhas alimentares, a Generation Vegan incentiva os líderes mundiais a darem exemplo e mostrarem como a adoção de uma dieta vegana pode proteger a saúde e beneficiar a sociedade, o planeta e os animais. 

“Todos nós precisamos ser o exemplo das mudanças que queremos ver no mundo. Se queremos proteger a Amazônia, precisamos parar de financiar a indústria que mais desmata no nosso país. Se lutamos por um sistema alimentar com modelos de trabalho justo, não dá para apoiar a indústria que mais teve casos de trabalho escravo no país entre 1995 e 2020. Também não dá para proteger os animais e financiar a indústria que mais destrói os habitats naturais dos animais selvagens e que mais causa sofrimento aos animais que o ser humano domesticou. Cabe a nós fazer parte dessa mudança com escolhas mais justas para a nossa sociedade, o meio ambiente e os animais”, comenta Isabel Siano, gerente de campanhas da Generation Vegan, entidade que ficou conhecida por desafiar o Papa e o ex presidente Donald Trump. 

Para isso, a organização disponibiliza guias gratuitos com dicas e orientações para iniciantes na alimentação vegana, trazendo receitas e informações sobre os benefícios à saúde, para o planeta, para nossa sociedade e para os animais. Em seu site, a Generation Vegan convida quem ama os animais e quer se tornar um anjo da guarda a experimentar uma alimentação vegetal por 31 dias e descobrir o veganismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados