Segundo dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial no País da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, estado de São Paulo lidera o ranking dos menores identificados, com 73 superinteligentes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 27, e Minas Gerais, com 18
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas
capacidades intelectuais no País e representante oficial no País da Mensa
Internacional, principal organização de alto Quociente de Inteligência (QI) do
mundo, informa que o Brasil ultrapassou a marca de 200 crianças e adolescentes
superinteligentes identificados no território nacional.
Segundo mapeamento da entidade, do total de menores identificados no Brasil
(atualmente, com 204), o estado de São Paulo lidera o ranking, com 73
superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 27 pessoas, e Minas
Gerais, com 18 (veja ranking completo abaixo).
A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos.
Já em setembro de 2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com
7 anos de idade. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil
possuem 3 anos de idade.
No total de brasileiros identificados de todas as idades, a entidade reúne mais
de 2,1 mil pessoas superinteligentes. Destes, 70% têm entre 19 e 36 anos. As
pessoas entre 13 e 18 anos correspondem a 10%, mesmo patamar verificado para a
faixa etária entre 37 e 45 anos. Apenas 5% possuem atualmente mais de 45 anos
de idade. Uma curiosidade: o membro mais idoso foi identificado pela Mensa
Brasil aos 72 anos de idade.
Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com altas
habilidades/superdotação, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de
testes em diversas cidades brasileiras. A última aconteceu no dia 24 de
setembro deste ano, em 18 cidades espalhadas pelo País, de forma simultânea. A
próxima rodada de testes de admissão está marcada para dia 26 de novembro de
2022.
Na avaliação de Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, o Brasil é uma
potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores
populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar
sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não
há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta Sauaia.
“Para contribuir na ampliação desse mapeamento, a Associação Mensa Brasil está
comprometida em aumentar o conhecimento da sociedade sobre a superinteligência.
Além disso, trabalhamos para ampliar a identificação de pessoas com QI muito
acima da média, por meio das nossas rodadas de testes, bem como criar um
ambiente positivo e estimulante para que estas pessoas possam interagir e
evoluir”, comenta Sauaia.
Ranking dos estados com menores de idade identificados pela Mensa Brasil
Sobre a Associação
Mensa Brasil
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada
brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais
prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela
congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito
de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste
referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus
associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a
inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre
a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente
intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
Sobre a Mensa Internacional
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e
mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de
promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a
evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em
referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de
iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo,
nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
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