Precisamos falar sobre autoconhecimento e visão empreendedora, as quais possuem o racional simples: se está colocando toda a sua energia, sangue, suor e lágrima em algo que está profundamente alinhado e conectado a você, ou seja, o seu propósito, todo o resto fica mais fácil.
Mas para que isso aconteça, primeiramente, é
necessário identificar o que de fato te move, qual é a chama que está dentro de
você. É preciso fazer uma imersão para se autoconhecer. E para exemplificar um
pouco mais sobre isso, compartilho um pouco da minha própria história.
Por muito tempo, eu não fazia ideia nem do que era
propósito. Eu tinha ali um ideal, objetivos, que obviamente eram muito pautados
no que via dentro de casa. Me formar em engenharia, crescer em cargos
gerenciais dentro de uma multinacional e dar uma boa vida para minha família,
foi meu drive durante algum tempo, pois desde quando eu era mais novo, já
pensava no futuro.
Eu até tinha vontade de ser dono do meu próprio
negócio, até por uma questão de que eu curto muito independência, mas esse plano
sempre ficou de lado, por conta das crenças, as quais era exposto e, também,
pela falta de referências, de uma rede de apoio.
Até que, em 2014, quando eu tinha 23 anos, fui
aprovado em um mestrado profissional nos Estados Unidos com bolsa integral. Na época
eu vi aquilo como uma oportunidade de ir para fora, me capacitar em uma das
melhores universidades relacionada ao que fazia, voltar e acelerar meu tempo na
esteira corporativa. Mal sabia que aquela experiência, na verdade, ia mudar
completamente o rumo da minha vida.
Quando cheguei nos EUA, me abri para experiências
das quais eu nunca tinha participado, enquanto estava no Brasil. Eu estava
muito determinado a me conectar mais comigo mesmo. Então, meditação, yoga, além
da minha rotina de treinos, foram coisas que começaram a fazer parte do meu dia
a dia.
Na época, eu achava que o que eu fazia e minha
formação em si me impediam, me limitavam a fazer algo bom ou deixar um legado
para o mundo. Olhando agora, eu vejo o tamanho da bobagem que dominava a minha
cabeça, mas eu imagino que possa ser algo que também passe na cabeça de muitas
pessoas. Além de ser comum que a gente acabe, como ser humano, diminuindo o
próprio impacto que podemos ter na mudança do mundo, na vida das pessoas.
Com a minha virada de chave é que de fato eu
encontrei o meu propósito. Cheguei a ter uma visão clara do que me movia. Eu
percebi que meu propósito era impactar positivamente o mundo, tornando-o mais
sustentável possível. E foi esse pensamento que me guiou ao longo dos últimos anos.
Até que, em 2021, decidi sair do negócio que eu mesmo tinha criado, e então
veio uma guerra interna muito forte com relação ao meu propósito.
Depois de muita reflexão, meditação e terapia é que
eu tive a clareza de que o Fernando é um empreendedor com o propósito de criar
negócios que impactem o mundo positivamente. Esse é o meu legado.
Sustentabilidade sempre fará parte de quem eu sou, sempre será um pilar core de
todos os meus negócios, mas não necessariamente a única coisa, o único tema.
Essa clareza foi um alívio e é nisso que estou depositando todo meu foco e
energia agora.
Bom, mas por que eu contei toda essa história? Para
provar que não é preciso ser um super guru ou monge para descobrir seu
propósito, a sua essência. Basta estar disposto a fazer essa viagem interna.
Empreender é uma viagem tortuosa, cheia de altos e baixos, igual uma montanha
russa. E para passar por isso, é preciso ter muita resiliência, estar muito
conectado ao negócio, fazendo com que todo fardo, dores e desafios fiquem mais fáceis
de passar. E é aí que vem o autoconhecimento e o propósito.
Para te ajudar nessa reflexão, compartilho um
framework de descoberta de propósito, uma metodologia de três passos criado por
Simon Sinek, são eles:
- Reunir
e compartilhar histórias: para Simon o propósito é a descrição de quem nós
somos, e por isso recorremos à memória, procurando por momentos e
experiências que geraram conexão emocional, ou seja, que realmente
impactaram nossa vida.
- Identificar
temas: enquanto estiver vasculhando o passado, sua história, é possível
perceber e agrupar as memórias de acordo com temas, sendo elas as bases
dos porquês.
- Desenhar
e refinar a afirmação do porquê: essa declaração deve ser clara, simples,
orientada ao impacto, acionável e criada com palavras que mexem com os
sentimentos.
Por fim, o framework criado por Sinek, em tradução
livre, fica assim: “Quero ____ para que ____”, sendo o primeiro espaço a sua
contribuição e o segundo é o impacto gerado por ela. Para ficar mais fácil,
trago um exemplo criado pelo Simon, “Quero inspirar pessoas a fazer o que as
inspiram, para que elas possam transformar o mundo”.
Contudo, de toda forma, lembre-se que encontrar o propósito é um processo, então tenha compaixão consigo mesmo também. Seja lá com o que for empreender, com certeza, investirá anos da sua vida, dedicação e comprometimento. Então vale muito a pena, parar agora, dar uma respirada, refletir, se conectar com você mesmo e começar algo que esteja conectado e alinhado com o que acredita.
Fernando Senna - cofundador da
Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de
apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles
que já estão prontos para escalar o seu negócio. Faturou mais de R$ 100 milhões
em menos de sete anos como empreendedor.
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