Termo tem sido amplamente usado na internet para "camuflar" palavras proibidas nas redes sociais
Você já ouviu falar do "algospeak"? Se a resposta é não,
provavelmente você já o viu, mas não sabia do que se tratava. O algospeak
é uma palavra que surgiu da fusão entre "algoritmo" e
"falar" (speak, em inglês) e designa um modelo
de comunicação que tem o objetivo de burlar os sistemas de inteligência
artificial dos algoritmos das redes sociais e evitar o controle de moderação
sobre conteúdos sensíveis ou que violem alguma diretriz de uma plataforma.
De acordo com os dados divulgados recentemente, cerca de um terço
dos usuários de redes sociais e sites de jogos relataram usar frases
alternativas com emojis, números e caracteres para curar as ferramentas que
inibem comentários racistas, sexuais, etc. O algospeak, portanto, geralmente é
utilizado para burlar as regras que impedem o discurso de ódio, o assédio, bullying,
exploração, etc. Um bom exemplo é quando vão fazer um conteúdo sobre morte e
não é possível escrever ‘’morte’’ sem uma penalidade. Então, as pessoas
costumam usar emojis para substituir algumas letras ou escrevem
"m**rte" ou "m0rt3". Muitas vezes, pode não haver uma
intenção de discurso de ódio, mas sim, de conteúdo explicativo como "o que
é pena de morte?", mas a penalidade ainda sim pode vir.
Apesar das intenções variadas, a inteligência artificial não
consegue diferenciar o que é, de fato, uma violação ou um conteúdo educativo,
já que o processo é automático e não tem sensibilidade de distinguir as
intenções de cada usuário. Por isso, para manter a segurança e a ordem, os
criadores de conteúdo precisam tomar cuidados com os termos que usam tanto nas
artes, quanto nas legendas, para não serem penalizados pelo uso de palavras
proibidas e até mesmo, do algospeak. Ao contrário do que muitos pensam, o
algoritmo já consegue reconhecê-lo.
Uma boa forma de se proteger e ainda sim crescer com seus conteúdos
é procurar plataformas seguras para agendamento e criação, como a Manycontent,
que é parceira oficial da Meta, empresa responsável pelas duas maiores redes
sociais da atualidade, o Facebook e o Instagram. Assim como as mídias, ela
possui uma inteligência artificial apurada que aprende o gosto dos seguidores e
passa a sugerir conteúdos cada vez mais assertivos e que geram engajamento, sem
a possibilidade de cometer erros como o uso do algospeak ou de conteúdos
proibidos.
E a segurança não para por aí. Influenciadores digitais, empresários e criadores de conteúdo precisam ter em mente alguns itens para se proteger. Para você que não sabe por onde começar, a lista abaixo pode ser de grande ajuda, veja:
1. Utilize a autenticação de dois fatores;
2. Mantenha seus dados atualizados,
principalmente o e-mail de recuperação da conta;
3. Não compartilhe sua senha pessoal com pessoas
que não são de confiança;
4. Não forneça dados pessoais e que possam te
identificar pessoalmente nos seus conteúdos;
5. Tenha uma boa ideia de qual linha editorial você deseja seguir para não cair na cilada de conteúdos proibidos pelos algoritmos.
5.
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