Pesquisar no Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Volta às aulas: como manter as crianças atentas à saúde bucal

Adobe Stock
Voltar a rotina das aulas pode ocasionar o descuido com a saúde bucal; consultora da GUM dá dicas de como manter os cuidados com a higiene mesmo quando seus filhos estiverem em período escolar


As férias escolares terminaram e a rotina voltou ao normal com horários e tarefas. O momento é de dar adeus às férias e reencontrar os amiguinhos. Mas essa empolgação pode desviar a atenção de algo muito importante: a higiene bucal.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Public Health England, antes dos 4 anos de idade, uma em cada 10 crianças já apresenta cárie dental. A mesma pesquisa mostra que até completar 3 anos de idade, elas já têm em média, três dentes cariados.

Pesquisadores da Public Health England indicam ainda que a forma que os dentes são cuidados na infância, influencia diretamente na maneira que essas crianças, quando adultas, irão cuidar de sua saúde bucal. Por isso, tomar ações preventivas desde pequenos são essenciais para um futuro sem complicações dentárias.

Com a volta às aulas, por exemplo, muitas crianças ficam com sua alimentação desregulada, seja por conta das viagens, brincadeiras ou comemorações. Durante as férias escolares é comum que as crianças mudem seus hábitos alimentares, aumentando o consumo de açúcar: “Evite o excesso do consumo de doces e refrigerantes. Ofereça opções ricas em fibras e grãos, além de frutas, verduras e legumes. Oferecer uma alimentação equilibrada também ajuda na prevenção de cáries”, comenta Dra. Marcela O’neal, cirurgiã dentista (CRO-SP 52.791) e diretora de negócios LatAm da GUM, marca americana de cuidados bucais.

Pensando na volta às aulas e na adaptação da rotina dos pequenos, a GUM preparou 5 dicas para ajudar os pais a cuidar e educar sobre saúde bucal aos seus filhos.

  1. Lanche balanceado

Alimentos ricos em fibras ajudam a criar defesas contra o aparecimento das cáries. Bananas, maçãs e legumes são ótimas opções para incluir no lanchinho das crianças.

  1. Certificar com a escola como é feita a escovação

Independente do período que seu filho estuda, seja vespertino, matutino ou integral, é necessário saber com a escola, como e quando as crianças fazem sua higiene bucal. Por isso, recomendamos que os pais se comuniquem com os professores sobre essa rotina.

  1. Ter o kit de escovação sempre atualizado

Sempre verificar o kit das crianças. Trocar as escovas a cada 3 meses e também incluir o fio dental nos hábitos diários de higiene bucal ajuda a prevenir cáries e gengivite, por exemplo. “A dica é aproveitar a tecnologia e apostar em aplicativos e vídeos dos personagens preferidos realizando a limpeza dos dentes, para que a criança seja estimulada positivamente. Estabeleça horários para a escovação e esteja presente para auxiliar o pequeno”, aconselha Dra. Marcela O’neal da GUM.

  1. Não esquecer da visita ao dentista

Mesmo que seu filho não tenha reclamado de nenhuma dor no dente, é recomendável pelo menos duas vezes por ano ir ao dentista para fazer um checkup. Assim, a higiene bucal estará sempre em dia e sem riscos de desenvolver novos problemas.

  1. Ter horário para o jantar/almoço pós aula e garantir a escovação

Ao estabelecer uma rotina de cuidados dentro de casa, as crianças já se habituam e criam o costume de cuidar dos dentinhos. Garantir que seja feita a escovação todos os dias após as refeições é um ótimo meio de garantir isso.

 

GUM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados