Pesquisar no Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

ViaQuatro e ViaMobilidade recebem em suas estações ação de conscientização sobre riscos do colesterol alt


O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, marca o início da ação conjunta entre as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade com o Instituto Horas da Vida -- organização sem fins lucrativos que tem como propósito oferecer acesso à saúde primária às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A inciativa será realizada em dias úteis, de 8/8 até 2/9, entre 10h e 16h, nas estações Luz e Santa Cruz (linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô) e Osasco e Santo Amaro (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem), a fim de levar informações e orientações ao público sobre como ter uma vida mais saudável.

Nessas datas e locais, profissionais de saúde estarão à disposição dos passageiros para aferir a pressão arterial e realizar a medição do colesterol através de oxímetro. Também serão oferecidas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. Além disso, 67% responderam à entidade que nem mesmo sabem quanto é a sua própria taxa de colesterol. Para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados é importante uma dieta aliada a exercícios físicos, evitar cigarro e o consumo de álcool. Porém, há casos em que o colesterol alto pode ser hereditário. Nessa situação é ainda mais necessário o acompanhamento médico.

Na Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda), com apoio da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo), a mostra “Colesterol”, com 20 painéis informativos para chamar atenção sobre a data. O que é o colesterol? Para que ele serve? Quem pode ter a saúde prejudicada pelo excesso de colesterol no sangue? Essas são algumas das informações que estão presentes na exposição para alertar a população que, nem sempre, o colesterol alterado no sangue dá sinais. 

“O transporte público é o coração de uma cidade. Por isso, o Instituto Horas da Vida vai até às estações de maior demanda para alertar sobre os riscos cardiovasculares causados pelo colesterol alto. O cuidado primário com a saúde é importante para evitar complicações futuras e pode mudar a vida da população”, explica Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida e CEO da Filóo Saúde. 

“Nossas estações são bem mais do que um lugar de passagem -- temos como referência a mobilidade humana, por isso promovemos com frequência ações como essas, de bem-estar e prevenção de doenças”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

 

Sobre o Instituto Horas da Vida:

Instituição sem fins lucrativos que há nove anos promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acesso à saúde primária, por meio de uma rede que conecta profissionais de saúde, organizações sociais e empresas que possuem o mesmo propósito. Assiste organizações sociais e comunidades periféricas em várias regiões do Brasil, no cuidado com a saúde, por meio de iniciativas como projetos, mutirões, consultas presenciais, telemedicina e educação em saúde. O objetivo da instituição é contribuir com a saúde pública, no atendimento de consultas em atenção primária e com a conscientização da população para o autocuidado.

 

 

Sobre a SBEM-SP:

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades

médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e

científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria

junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de

estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço -- Dia Nacional de Combate ao Colesterol



Ação gratuita e presencial das 10h às 16h:

- De 15/08 a 19/08: Estação Santa Cruz - Linha 5-Lilás

- De 22/08 a 26/08: estação Osasco - Linha 8-Diamante

- De 29/08 a 02/09: Estação Santo Amaro - Linha 9-Esmeralda

 

Mostra “Colesterol”:

- Até 2/9: Estação Grajaú - Linha 9-Esmeralda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados