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segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Em alta no mercado, e-commerce se torna modelo econômico e alvo de empreendedores

Construção de lojas virtuais seguras é acessível, mas exige atenção; WEBJUMP dá o passo a passo para quem quer empreender


Com a aceleração digital, o comércio eletrônico se fortalece como modelo de negócios com potencial para fomentar o empreendedorismo no Brasil. No ano passado, por exemplo, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde, com um crescimento de 26,9%, segundo análise da empresa de monitoramento Neotrust. Isso significou uma movimentação de R$ 161 bilhões, com mais de 350 milhões de entregas. 

Embora acessível, a incursão pelo comércio eletrônico exige muita atenção, para que o negócio seja feito de maneira segura, ampliando as probabilidades de sucesso. A WEBJUMP, empresa de tecnologia especializada na construção de lojas virtuais seguras e transformação digital, dá o passo a passo para quem quer buscar oportunidades nesse nicho comercial.

O primeiro passo é estudar o mercado e buscar informações sobre público-alvo e perfil de consumidores. É preciso conhecer toda a cadeia produtiva do setor, como atuam os fornecedores, tanto de tecnologia quanto de produtos e serviços, fazer a análise de preço e praça, ficar atento quanto às novas tendências e promoções e conhecer bem seus concorrentes.

“Com base nessas informações, o empreendedor deve definir qual será sua plataforma de e-commerce. Nesse momento é necessário avaliar qual se encaixa melhor no modelo de negócios proposto e entender quais são os recursos disponíveis, como por exemplo, a facilidade em administrar sozinho ou se devemos pensar em uma equipe ou agência” afirma Erick Melo, CCO da WEBJUMP, única Adobe Commerce Gold Partner brasileira. A Adobe Commerce é uma das melhores plataformas disponíveis, ao garantir maior flexibilidade e escalabilidade para qualquer regra de negócio, por ter seus códigos abertos, sem contar os infinitos recursos nativos e módulos disponíveis.

Escolhida a plataforma, o empreendedor deve ficar atento a duas questões fundamentais para o sucesso de seu e-commerce: a segurança e a forma de pagamento. O investimento em segurança é fundamental, para garantir confiabilidade e assegurar a proteção de dados dos usuários. Para evitar problemas, é preciso entender como as agências trabalham nos processos antifraudes e segurança da informação.

Escolher a forma de pagamento é outro processo extremamente importante. Oferecer métodos de pagamentos diversificados pode fazer com que o consumidor opte por comprar na sua loja. “O investidor pode oferecer boleto parcelado, pagar com dois cartões, PIX. São várias opções, que deixam o consumidor mais confortável. Atualmente são duas formas para estruturar o pagamento: podemos contratar empresas terceirizadas para fazer o intermédio, como a Adyen ou o PagSeguro, ou a própria plataforma nos dá essa opção, com soluções de pagamentos já integradas”, explica Erick Melo.

Outro item essencial é a integração de sistemas, pois são muitos softwares trabalhando juntos, cada um com seus códigos diferenciados. Então, para que não haja conflito entre eles e tudo funcione perfeitamente, é preciso investir na integração. Após todos esses processos, a recomendação é que o empreendedor contrate uma agência ou empresa de desenvolvimento para o gerenciamento do e-commerce que o ajude em seu roadmap de novas funcionalidades. Isso porque, quando se fala de e-commerce, se fala de um ecossistema vivo e que está sempre em evolução.

Obviamente, quem decide empreender no comércio eletrônico nem sempre tem capital suficiente para esses investimentos. Para empresas menores e startups, a recomendação é iniciar a operação online com plataformas de entrada, trabalhando sozinho, ou contratando um desenvolvedor especializado, o que não será tão oneroso.

“Já no caso de uma empresa de médio ou grande porte, nós, da WEBJUMP, por exemplo, podemos desenvolver todo o seu e-commerce com a tecnologia e soluções da Adobe, realizando e impulsionando a transformação digital da sua empresa”, finaliza o executivo. 

 

WEBJUMP

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