Com usuários
dividindo tempo nestes ambientes, empresas precisam traçar estratégias em ambos
para um crescimento sustentável
Não é novidade que a constante transformação
digital do varejo no mundo fez com que as empresas concentrassem seus esforços
no universo digital. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Orbelo,
o comércio eletrônico representa hoje 18,01% das vendas no varejo em todo o
mundo. Até 2023, este número deve chegar a 22%.
Com esta constante evolução, surge uma preocupação nas
empresas em acompanhar o crescimento deste mercado: afinal, quais os lugares
certos dentro do universo digital e as melhores estratégias? A resposta a esta
pergunta está diretamente associada ao comportamento dos consumidores, uma vez
que em um mundo cada vez mais conectado, usuários dividem seu tempo entre a web
móvel e os aplicativos.
“A realidade é que estes ambientes precisam se unir
e trabalhar em sintonia para garantir uma melhor experiência ao usuário. Nesta
linha, 90% dos profissionais de marketing já têm consciência de que o
redirecionamento é uma das melhores táticas”, destaca Daniel Simões, Managing
Director da AppsFlyer no Brasil -
líder global em mensuração de dados para aplicativos.
Redirecionando o usuário
Embora os usuários geralmente comecem sua jornada
de compras na web – cerca
de 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra,
dados mostram ainda que 58% dos
millennials preferem comprar em um aplicativo. Isso porque, os aplicativos
são nativos do ambiente móvel e trabalham mais rápido.
“À medida que o retargeting da web móvel amadureceu, os
profissionais de marketing passaram a confiar cada vez mais no processo para os
aplicativos. Esta aceleração tem como base os resultados, já que a taxa de
conversão em vendas é mais alta – até 13 vezes mais, ao mesmo tempo em que é
possível ainda ampliar a base de clientes e também ter um número maior de
cliques”, explica Simões.
Para obter resultados similares e acessar de forma
eficiente a jornada de compra dos usuários, especialistas recomendam diferentes
estratégias. Mas, para isso, ainda é importante avaliar e analisar cada uma
delas. “O redirecionamento móvel ainda é um espaço relativamente novo e há
muitos outros métodos que não foram implementados o suficiente para serem
considerados comprovadamente eficazes. Algumas questões pendentes incluem quais
tipos de formatos de anúncio funcionam melhor, quais são as diferenças entre o
redirecionamento na web móvel e nos aplicativos e como as novas tecnologias de deep links
inteligentes abrem novas oportunidades para os profissionais da área”, recomenda
Simões.
Banners inteligentes
Entre as estratégias mais populares e eficazes, o
uso de Smart Banners pode ser considerado uma solução poderosa. “Os Smart
Banners funcionam como um fluxo web-to-app. Ele cria um link fácil e
rápido entre um site móvel e um aplicativo. Para os usuários finais, é apenas
um banner no site de uma empresa, mas para as empresas, é mais uma oportunidade
para conversão em vendas. As estratégias podem incluir diferentes chamadas para
ação (CTA - call to action, na sigla em inglês), como uma promoção, por
exemplo, que provoca o download do aplicativo”, conta Simões.
Para esse fluxo seguir em um caminho tranquilo e
sem quebras, os smart banners podem contar com a tecnologia de links diretos - OneLink,
que direcionam os usuários para uma página ou conteúdo específico no
aplicativo, ou ainda, para a loja de aplicativos, caso seja necessária uma
instalação.
Benefícios
Entre as vantagens que os aplicativos oferecem para
as empresas estão: as oportunidades de engajamento adicionais, como mensagens e
push
para se comunicar com mais eficiência com os clientes. Além dele, o
baixo ou zero custo de aquisição de usuários. E, por fim, uma experiência fácil
e intuitiva para o usuário chegar mais rápido ao produto e/ou serviço, por meio
do OneLink.
“Para o varejo eletrônico como um todo, o uso de
aplicativos aprimora a experiência do cliente, fortalece o engajamento
com o público, aumenta a percepção de credibilidade do produto e/ou serviço e
deixa o cliente mais próximo e preparado para a jornada de compra”, finaliza
Simões.
AppsFlyer - empresa líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos, que tem como missão ajudar os profissionais de marketing a melhor mensurar e otimizar suas campanhas.
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