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quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Redirecionamento de compras para aplicativos aumenta conversão em 13 vezes mais que web móvel

Com usuários dividindo tempo nestes ambientes, empresas precisam traçar estratégias em ambos para um crescimento sustentável


Não é novidade que a constante transformação digital do varejo no mundo fez com que as empresas concentrassem seus esforços no universo digital. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Orbelo, o comércio eletrônico representa hoje 18,01% das vendas no varejo em todo o mundo. Até 2023, este número deve chegar a 22%.

Com esta constante evolução, surge uma preocupação nas empresas em acompanhar o crescimento deste mercado: afinal, quais os lugares certos dentro do universo digital e as melhores estratégias? A resposta a esta pergunta está diretamente associada ao comportamento dos consumidores, uma vez que em um mundo cada vez mais conectado, usuários dividem seu tempo entre a web móvel e os aplicativos.

“A realidade é que estes ambientes precisam se unir e trabalhar em sintonia para garantir uma melhor experiência ao usuário. Nesta linha, 90% dos profissionais de marketing já têm consciência de que o redirecionamento é uma das melhores táticas”, destaca Daniel Simões, Managing Director da AppsFlyer no Brasil - líder global em mensuração de dados para aplicativos. 


Redirecionando o usuário

Embora os usuários geralmente comecem sua jornada de compras na web – cerca de 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra, dados mostram ainda que 58% dos millennials preferem comprar em um aplicativo. Isso porque, os aplicativos são nativos do ambiente móvel e trabalham mais rápido.

“À medida que o retargeting da web móvel amadureceu, os profissionais de marketing passaram a confiar cada vez mais no processo para os aplicativos. Esta aceleração tem como base os resultados, já que a taxa de conversão em vendas é mais alta – até 13 vezes mais, ao mesmo tempo em que é possível ainda ampliar a base de clientes e também ter um número maior de cliques”, explica Simões.

Para obter resultados similares e acessar de forma eficiente a jornada de compra dos usuários, especialistas recomendam diferentes estratégias. Mas, para isso, ainda é importante avaliar e analisar cada uma delas. “O redirecionamento móvel ainda é um espaço relativamente novo e há muitos outros métodos que não foram implementados o suficiente para serem considerados comprovadamente eficazes. Algumas questões pendentes incluem quais tipos de formatos de anúncio funcionam melhor, quais são as diferenças entre o redirecionamento na web móvel e nos aplicativos e como as novas tecnologias de deep links inteligentes abrem novas oportunidades para os profissionais da área”, recomenda Simões. 


Banners inteligentes

Entre as estratégias mais populares e eficazes, o uso de Smart Banners pode ser considerado uma solução poderosa. “Os Smart Banners funcionam como um fluxo web-to-app. Ele cria um link fácil e rápido entre um site móvel e um aplicativo. Para os usuários finais, é apenas um banner no site de uma empresa, mas para as empresas, é mais uma oportunidade para conversão em vendas. As estratégias podem incluir diferentes chamadas para ação (CTA - call to action, na sigla em inglês), como uma promoção, por exemplo, que provoca o download do aplicativo”, conta Simões.

Para esse fluxo seguir em um caminho tranquilo e sem quebras, os smart banners podem contar com a tecnologia de links diretos - OneLink, que direcionam os usuários para uma página ou conteúdo específico no aplicativo, ou ainda, para a loja de aplicativos, caso seja necessária uma instalação.


Benefícios

Entre as vantagens que os aplicativos oferecem para as empresas estão: as oportunidades de engajamento adicionais, como mensagens e push para se comunicar com mais eficiência com os clientes. Além dele, o baixo ou zero custo de aquisição de usuários. E, por fim, uma experiência fácil e intuitiva para o usuário chegar mais rápido ao produto e/ou serviço, por meio do OneLink

“Para o varejo eletrônico como um todo, o uso de aplicativos aprimora a  experiência do cliente, fortalece o engajamento com o público, aumenta a percepção de credibilidade do produto e/ou serviço e deixa o cliente mais próximo e preparado para a jornada de compra”, finaliza Simões.

 

AppsFlyer - empresa líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos, que tem como missão ajudar os profissionais de marketing a melhor mensurar e otimizar suas campanhas.

 

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