Kauana Pacheco, da
Comexland, apresenta os cinco passos para alcançar o sucesso
O comércio exterior é um mercado bastante
concorrido atualmente. Isso quer dizer que quem já está inserido nele encontra
dificuldades. Muito mais complicado fica para quem pretende ingressar nesse
universo, mas não é impossível, pois um bom marketing estratégico abre as
portas e auxilia a saltar os obstáculos aparentemente intransponíveis.
É o que aponta Kauana Pacheco, fundadora da Comexland, consultoria de marketing para
comércio exterior. A questão é tratada nas próprias páginas da empresa nas
redes sociais. São ações que, se seguidas, ajudam bastante a quem for iniciar
carreira no comércio exterior. “O primeiro passo é definir objetivos e
propósitos, saber onde quer chegar, quem é o público-alvo, chamar atenção para
esse público, se diferenciar da concorrência e usar as redes sociais ao seu
favor”, destaca.
Para trabalhar no comex é necessário também saber
tudo o que acontece ao redor, no país e no mundo. Buscar a atualização é ponto
primordial, assim como demonstrar proatividade. “Tudo acontece muito rápido
nesse segmento. Então, existe a grande necessidade de o profissional lidar bem
com adversidades, trabalhar sob pressão, ter análise crítica”.
E essa atualização é necessária também por ser o
comércio exterior uma área tradicional e conservadora. Tanto que, segundo
Kauana, até 2020 eram pouquíssimas as empresas que atuavam no marketing.
“Porém, com a chegada da pandemia, as empresas se viram na necessidade de ter
um posicionamento no ambiente digital. Até hoje existem muitas empresas da área
e dos mais diversos portes que não possuem redes sociais, têm sites defasados e
um logo antigo. A Comexland veio para inovar nesse setor e ajudar as empresas
de comex e logística a terem um posicionamento forte no ambiente digital e
também adquirir novos leads para venda”.
Com um perfil bastante ativo no Instagram, a
Comexland tem posts bem definidos e bem interativos. Esta, para Kauana, é uma
das frentes para atingir o público, mas a especialista enumera outras. “Um dos
nossos propósitos da Comexland é conectar. Queremos nos conectar com alunos,
professores, empresas, instituições e, por isso, criamos diferentes quadros no
Instagram. Porém, em cada rede social, trabalhamos com um objetivo. O Linkedin
é mais sério. Utilizamos ainda estratégias de envio de e-mail marketing e 90%
dos nossos clientes vieram pelo Inbound marketing, ou seja, redes sociais e de
forma orgânica.
O Inbound Marketing, segundo Kauana, acontece
quando a empresa é procurada por quem queira participar da jornada. “Já o
Outbound Marketing é aquele que exige a necessidade de prospecção: uma ligação,
um e-mail. No Inbound as chances de fechar uma compra são muito maiores, pois o
cliente já está interessado”.
Os cinco passos para quem quer entrar forte no
comércio exterior são, portanto:
- Definir
objetivos e propósitos
- Saber
onde quer chegar
- Definir
o público-alvo
- Chamar
atenção desse público
- Diferenciar-se
da concorrência
Nenhum comentário:
Postar um comentário