Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Leishmaniose também acomete humanos

Mas, o que é a leishmaniose?


Independente de nível cultural ou social, as pessoas não sabem do que se trata essa grave doença.

 

Segunda enfermidade que mais mata humanos no mundo, depois da malária e negligenciada pela saúde pública. A leishmaniose, calazar, doença do mosquito palha, como é conhecida; para a leishmaniose infelizmente não há uma medida preventiva como a vacina, e entendemos que para os humanos, é apenas informação correta, repelente e muita oração para não ser picado pelo inseto.

Ele que tem cor alaranjada, se reproduz em restos orgânicos e adora umidade. Sabe aquela mosquinha do ralo que aparece qdo tem umidade? Então, ela é parente dela, só que se chama flebotominio, é minúscula, com 3mm e quase imperceptível. Sua picada é indolor e os sintomas da doença aparecem após 6 meses a 1 ano, causando um estrago considerável.

Anemia profunda, desânimo, feridas na pele, ela é silenciosa. Muitos humanos vão a óbito quando acometidos. Muito já se conseguiu, pois existem muitas pessoas que lutam pela causa há anos.

A campanha, ”DIGA NÃO À LEISHMANIOSE”, iniciou um trabalho de conscientização e prevenção da doença em 2005 e desde então, faz uma divulgação incessante sobre a doença, para que as pessoas tomem os devidos cuidados e se previnam.

Os cães são as maiores vítimas do mundo pet, são picados e vários vão a óbito. A vantagem e a “sorte” deles, é que temos vários métodos preventivos, como coleiras, pipetas e vacina, lembrando que todo método preventivo é sempre, 70% de prevenção. A única coleira indicada para a prevenção, aprovada pela ANVISA é a Coleira Scalibor.

Apatia, falta de apetite, unhas crescendo em excesso, extremidade das patas, pernas e fuço escamando, olhos com secreção, barriguinha inchada, podem ser alguns indicativos de que seu cão está com Leishmaniose. Qualquer alteração ou aparência dessa descrição, consulte o veterinário de sua confiança e faça o exame. Existe um teste rápido, como para a AIDS E A HEPATITE, e vc pode fazer um PCR tb para saber mais. O protocolo de tratamento é bem complicado, doloroso e os gastos são bastante expressivos. Por isso, sempre, a PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO.

Dia 10 de Agosto é o dia Nacional de conscientização e prevenção da leishmaniose, e no dia 28 estaremos junto a Sanimvet, com a organização OAB do Ipiranga, a Subprefeitura, e o projeto Pacotinho de Amor para um evento de adoção e conscientização das 10h até as 15h, num super evento com DOAÇÃO DE SANGUE PET, informações e vários cãezinhos e gatos para adoção.

JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES E SOMOS PORTA VOZES DESSES QUE NEM SABEM FALAR. Seja nosso parceiro espalhando essa notícia que SALVARÁ VIDAS!!! Esse é o nosso real foco!! #diganaoaleishmaniose #coleirascalibor #msdsaudeanimal #leishmaniose #sanimvet #projetopacotinhodeamor #museudoipiranga #oabipiranga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados