Para o empreendedor e palestrante Rica Mello,
a aplicação do conceito nesse momento facilita e aproxima a relação entre
empresa e funcionário
O
conceito de gestão exponencial segue em expansão entre empresas e startups no Brasil.
Trata-se de uma metodologia de gestão de estratégia, operação e liderança que
aliada às novas tecnologias e inovações proporcionam crescimento mais acelerado
das companhias.
Quando
se fala em gestão exponencial e empresas que querem crescer muito rápido, o
cuidado com os colaboradores deve existir em todos os momentos, inclusive na
hora do desligamento.
De
acordo com Rica
Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de
atuação, a transparência é fundamental nesse tipo de situação. “É um momento
complicado, mas é importante falar o porquê a empresa está tomando essa
decisão. Seja por uma razão de redução de custos ou por novas diretrizes da
empresa em relação a seus investidores. A empresa deve ser transparente com o
colaborador que passou um tempo contribuindo para o crescimento da organização,
mostrando o que a empresa pretende alcançar com o seu desligamento”, declara.
Além
da transparência, uma visão mais humanizada pode ser de grande valor nesse
momento. “Tenha cuidado com pessoas mais vulneráveis e tente colaborar de
alguma maneira em sua realocação no mercado de trabalho. Veja maneiras para
deixar o currículo dele mais atrativo, ofereça treinamentos de como se portar
em uma entrevista e, quem sabe, encontre contatos que possam empregar esse
colaborador se a ocasião permitir”, aconselha o gestor.
Para
Rica Mello, em uma gestão exponencial o período de aviso prévio também pode ser
facilitado para que esse trabalhador se recoloque no mercado de trabalho.
“Posso garantir um tempo maior de realocação para esse colaborador oferecendo,
por exemplo, que ele trabalhe três dias da semana no período de aviso e use os
dias livres para procurar um novo emprego ou preparar seu currículo de uma
maneira mais bem formulada. De qualquer forma, é possível facilitar a vida
desse futuro ex-funcionário”, relata.
Alguns
colaboradores podem ser de grande valor em outros setores e isso deve ser
considerado pelos gestores das empresas. “Existem funcionários que têm um
grande potencial de crescimento em outras áreas. Não desligue esses
colaboradores e os capacite para uma possível realocação dentro da própria
organização. Os frutos desse tipo de tratamento podem ser colhidos em um futuro
não tão distante”, pontua.
Um
suporte adequado após o desligamento também é de grande valor para que os
impactos sejam mínimos no futuro desse trabalhador. “As empresas podem garantir
plano de saúde por três meses ou um acompanhamento psicológico se o indivíduo
sentir a necessidade, por exemplo. Tudo isso faz parte de uma gestão
exponencial e essas metodologias podem trazer diversos benefícios para a
empresa a médio e longo prazo”, revela.
Alguns desses benefícios estão relacionados ao feedback que esses ex-funcionários podem oferecer em relação à empresa que ele um dia fez parte. “Isso protege a marca e, no futuro, ela pode contratar novamente algumas dessas pessoas porque elas não vão ter se sentido desrespeitadas em um eventual processo de desligamento. Se o tratamento foi adequado, eles podem continuar sendo seus clientes e podem continuar falando bem da empresa mesmo após todos esses acontecimentos do passado, evitando polêmicas e um clima não tão amigável. Esse tipo de prática tem sido adotada por diversas companhias e startups, e têm rendido bons frutos”, finaliza Mello.
Rica
Mello - Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor
estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios
negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos
segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e
educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é
uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e
reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela
Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do
mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países
e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.
@ricamello
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