Rodrigo Flores
Sartori, professor do curso de Educação Física da FSG, explica a importância
dos exercícios físicos desde a infância
Não é segredo para ninguém que praticar exercícios
físicos proporciona ótimos benefícios para a saúde do ser humano, o que muitos
não sabem, é que a prática deve ser iniciada ainda na infância.
Segundo o professor Rodrigo Sartori, do curso de
Educação Física da FSG Centro Universitário, a estimulação cognitiva através de
novas habilidades motoras na infância, pode induzir mudanças em redes
funcionais especificas do sistema nervoso, quando associadas a tarefas
complexas. "Portanto, aprender um esporte, luta, dança, andar de
bicicleta, patins, ou aprender alguma atividade esportiva que ainda não foi
realizada, é um mecanismo de adaptação que pode contribuir no desenvolvimento
das crianças”.
“Estudos sobre os benefícios de realizar exercícios
físicos tem mostrado que esta prática melhora e protege a função cerebral,
sugerindo que crianças fisicamente ativas apresentam menor risco de serem
acometidas por desordens mentais, além de apresentarem melhor desempenho em
algumas funções cognitivas”, explica Rodrigo.
“No atual momento em que estamos vivendo, torna-se
crucial estimular as crianças a se movimentarem, especialmente diante dos
desafios impostos pelo avanço da tecnologia. É cada vez mais comum encontrarmos
crianças hipnotizadas pelos seus celulares e tablets, e realizando pouca
atividade física”.
Rodrigo Sartori ressalta que são muitos os
benefícios da prática de exercícios físicos. “Entres eles, está o controle do
peso adequado e a diminuição do risco de obesidade. Para ajudar nesse processo,
é recomendado um plano de atividades físicas elaborado com base nas
necessidades e características de cada criança, auxiliado com um programa de
alimentação saudável e sobretudo com a participação da família e de toda a rede
social em que a criança participa ativamente”.
O docente aponta que para crianças e jovens entre 6
e 17 anos, a recomendação, segundo o Guia de Atividade Física para a População
Brasileira (BRASIL, 2021), é praticar 60 minutos ou mais de atividade física
por dia, dando preferência para aquelas de intensidade moderada. Além disso,
devem ser realizadas pelo menos 3 dias na semana, atividades de fortalecimento
dos músculos e ossos, como saltar, puxar, empurrar ou praticar esportes.
“Realizar exercícios físicos na escola, ajuda nos
processos de aprendizagem e em uma série de aspectos do desenvolvimento
infantil. Especificamente, percebemos que existe uma relação entre o desempenho
das habilidades motoras e funções cognitivas (de aquisição de conhecimento)
importantes para o sucesso dos alunos na escola. Por exemplo, para crianças
menores, como na Educação Infantil, as habilidades motoras finas, como
recortar, brincar de bolinha de gude ou com massinhas de modelar, estão
relacionadas positivamente com a escrita do nome, com as formas de expressão
escrita e com a matemática. Tais atividades motoras podem fornecer às crianças
oportunidade de praticar o mapeamento daquilo que veem para utilizar em ações
como desenhar letras com marcadores, adaptar os movimentos ao giz de cera ou
lápis, desenvolver a capacidade de contar objetos ou mesmo na habilidade de
selecionar objetos em um conjunto”.
Quanto ao papel dos educadores físicos, Rodrigo
comenta que deve ser promovido o desenvolvimento de habilidades motoras,
atitudes, valores e conhecimentos, procurando levar as crianças a uma
participação ativa e voluntária em atividades físicas e esportivas ao longo de
suas vidas. “A atuação do educador físico é um caminho privilegiado de
educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão motora e afetiva
de crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais,
e por tratar de um dos mais preciosos recursos humanos, que é o corpo”,
comenta.
Por fim, o professor do curso de Educação Física da
FSG, explica que um dos pontos mais importante que as ciências do movimento vêm
explicando, é que a prática de atividades físicas e aprendizado de habilidades
motoras impacta não apenas nas questões físicas, como aqueles benefícios
relacionados ao combate de doenças como diabetes, hipertensão e o próprio
controle da obesidade, mas também no desenvolvimento das habilidades sociais e
cognitivas.
FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha
https://www.fsg.edu.br/
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