Levantamento do
Sebrae aponta que mercado continua aquecido e gerente dá dicas para
empreendedores que querem apostar no setor
Tendência que ganhou força com a chegada da
pandemia de covid-19, a compra e venda de usados veio para ficar. Levantamento
do Sebrae mostra que o mercado continua aquecido: foram 2.308 pequenos negócios
abertos somente no primeiro semestre do ano, 74 a mais do que o mesmo período
de 2021.
O fator financeiro – tanto para quem adquire um
produto com preço mais em conta, quanto para aquele que comercializa o que já
não utiliza mais – aliado ao consumo consciente e sustentável e à redução de
desperdício vem garantindo a expansão de negócios no setor.
“Essa mudança é puxada também pelas gerações mais
novas. Elas buscam produtos que possam ter bom valor de revenda e veem em
muitos itens algo que será possuído apenas temporariamente, mas que não deve
ser descartado, mas trocado ou vendido”, complementa o gerente de
Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete.
Segundo o balanço da instituição, pouco mais de
2.050 microempreendedores individuais (MEI) começaram a trabalhar com o
comércio varejista de usados nos seis primeiros meses de 2022. Já as
microempresas somaram quase 200 novos registros no segmento desde o início do
ano. O número é menor nas empresas de pequeno porte, que chegaram a 55 no
período.
A venda de artigos usados foi a opção de Tabata
Souza de Oliveira que, junto com os seus familiares, resolveu investir em uma
loja de roupas para bebês e crianças, além de acessórios como carrinho, cadeira
para automóvel, enxoval e brinquedos. Ela abriu, em São Paulo, uma franquia do
brechó Arena Baby. De acordo com a empreendedora, a família viu uma
oportunidade no mercado, que segue em alta no país. “As vendas estão indo bem,
mas as pessoas ainda estão conhecendo nossa empresa. Todo dia tem novidades e a
gente posta nos stories do Instagram”, comenta.
Usado sim e na moda também
Com mais empresas surgindo todos os dias, como se
preparar para enfrentar a concorrência e se diferenciar dos demais negócios? O
gerente do Sebrae lista algumas dicas preciosas para quem está começando no
comércio de usados:
- Como
qualquer negócio, planejamento, pesquisa e busca por orientação são o
primeiro passo para uma empresa bem gerida. Boa parte dessa pesquisa já
pode ser feita diretamente na internet, pois esse mercado vem ganhando
espaço principalmente no mundo virtual.
- Existem
várias plataformas de vendas on-line que se tornaram um grande canal para
itens usados em geral e existem até mesmo alguns marketplaces especializados
em roupas usadas. Aposte!
- Os
marketplaces podem servir também para obter uma visão bastante ampla dos
produtos e dos concorrentes e do que os consumidores estão buscando.
Não esqueça que os principais criadores de conteúdo
e geradores de tendências estão acessíveis a todos pelas redes sociais e muitos
também possuem lojas vinculadas aos seus perfis. Acompanhar essas tendências é
fundamental para conseguir fazer uma boa seleção de produtos usados, que terão
saída e farão girar o estoque.
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