Falta de peças
automobilísticas e semicondutores fazem produção de veículos cair e mobilizam
concessionárias para investimento em digitalização
A produção de veículos caiu 5% nos primeiros seis
meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. A baixa, divulgada
pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), é resultado da
crise global que ronda o mercado de peças automobilísticas e semicondutores
desde o início da pandemia de covid-19. Essa escassez de carros novos faz concessionárias
repensarem sua estrutura e investirem em tecnologias que permitam continuar a
operar sem um grande estoque.
"A saída é investir na compra online.
Se houvesse uma retrospectiva da pandemia, a falta de semicondutores teria
espaço garantido como ponto-chave na transformação da indústria
automotiva", analisa Marcos Pavesi, head comercial da DealerSites, que
atua na digitalização do mercado automotivo. Segundo o especialista, a pandemia
trouxe a obrigação de fazer uma evolução digital mais rápida e com o consumidor
sendo colocado em primeiro lugar.
Digitalização segurando vendas
Desde 2020, mais de 10 milhões de veículos deixaram
de ser produzidos no mundo. No Brasil, foram mais de 300 mil. Embora a produção
das montadoras continue prejudicada pela irregularidade no abastecimento de
componentes eletrônicos, as vendas de veículos novos tiveram uma guinada de
27,5% em maio. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores (Fenabrave), foram mais de 187 mil unidades vendidas na passagem de
abril para maio, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e
ônibus.
“Ainda pairam muitas dúvidas sobre qual será o novo
normal para as vendas de carros, mas a única certeza é que será muito digital”,
afirma Pavesi. “As empresas olham para um mercado que é gigantesco e
ainda tem um terreno fértil para a digitalização. Esse movimento prova que,
mesmo com a reabertura das concessionárias e a retomada do mercado, essa
tendência online continua e deve permanecer assim”, analisa.
Comprar online é
tendência
O conceito de comprar e vender carro mudou muito
nas últimas décadas. Se antes as concessionárias precisavam dispor de vários
modelos de veículos, hoje, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar
a concorrência. Com o catálogo on-line, o consumidor não precisa mais
bater perna e pode comprar seu próximo carro de qualquer lugar. Basta entrar no
site, escolher o automóvel, preencher as formas de pagamento e recebê-lo em
casa, sem qualquer contato humano.
Mesmo existindo há muito tempo, as compras on-line viveram
um crescimento significativo no setor automotivo nos últimos anos. Essa
tendência é motivada pelo trabalho de startups e empresas de tecnologia que
trazem soluções conectadas, como aplicativos, sites responsivos, canais de
atendimento ou assistentes virtuais. "Se os serviços digitais para
relacionamento ou para consumo eram vistos como acessórios em diversos setores
econômicos, agora, se tornaram estratégia principal de negócio em praticamente
todas as empresas, inclusive nas que trabalham com automóveis", esclarece
Pavesi.
Durante a pandemia, as plataformas digitais
viralizaram, seguraram as operações de diversos estabelecimentos e se tornaram
modelo de negócio até para o mercado automotivo. É o que aponta o Índice de
Transformação Digital do Setor Automotivo (ICTd), feito pelo CESAR, centro de
inovação sediado em Recife (PE), em parceria com a Automotive Business.
O segmento apresentou 66,15% de maturidade em sua digitalização durante 2021,
um resultado oito pontos percentuais maior na comparação com 2019.
No novo cenário, com produção de carros novos em
queda e compras on-line mostrando tendência de crescimento, muitas
concessionárias têm buscado alternativas para continuar a vender, mesmo com um
volume reduzido de carros na loja física. Para o head comercial da
DealerSites, a saída é migrar a jornada do cliente para o digital, trazendo
facilidades e incremento na experiência do comprador. Outro caminho é o
investimento em lojas temporárias, conhecidas como pop-up stores.
"É um modelo bastante utilizado ao redor do mundo, em função do seu
conceito.Levar o senso de urgência e de exclusividade ao consumidor pode ter um
impacto muito positivo nos objetivos da marca", diz.
DealerSites -
startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo.
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