Canais eletrônicos
mais utilizados pelos pequenos negócios são o WhatsApp e as redes sociais
O Turismo é um dos segmentos que mais apresentou
queda de faturamento desde o início da pandemia da Covid-19, mas foi o que mais
se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária instaladas no
país. De acordo com a 11ª
Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas,
realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das
empresas que atuam no Turismo se digitalizaram, número superior à média geral
que é de 67% e seis pontos percentuais acima do segundo colocado que é o setor
de pet shops, com 79% das empresas comercializando pela internet.
“Com uma queda de faturamento registrada em 91% das
empresas do segmento e com apenas 9% dos estabelecimentos funcionando da mesma
forma que na pré-pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas do
Turismo foi uma das saídas encontradas pelos empreendedores que compõem as
atividades do setor”, ressalta do presidente do Sebrae, Carlos Melles.
O forte investimento no mundo digital fez com que
48% das empresas desse segmento tivessem mais da metade de seu faturamento
proveniente do comércio eletrônico. “A pandemia fez com que os pequenos
negócios se vissem forçados em comercializar seus produtos pela internet e os
setores mais atingidos absorveram essa necessidade, como o Turismo e a Economia
Criativa”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles
Plataformas
A mesma pesquisa, em sua 9ª edição, realizada em novembro, mostrou que a
plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo
virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que
exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua
comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços.
Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente.
Apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.
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