Pesquisar no Blog

domingo, 1 de agosto de 2021

O que significa e em que casos podem ser indicados os produtos "No poo e Low poo"

Antes de adotar a prática é fundamental buscar orientação com o médico dermatologista

 

Os termos “no poo e low poo” tornaram-se muito populares nos últimos tempos com cada vez mais adeptas a essas práticas. Com isso os cosméticos capilares utilizados para essa finalidade ganharam mais espaço nas prateleiras de farmácias e supermercados. Porém primeiro é importante entender a diferença entre "No poo" e "Low poo" já que esses termos, muitas vezes, são usados de forma equivocada.

As técnicas de cuidados com o cabelo chamadas de “No-poo” são aquelas que eliminam totalmente o xampú e os tensoativos da rotina de lavagem dos cabelos, ou seja a lavagem costuma ser apenas com água, vinagre de maçã e outros produtos considerados naturais ( tensoativos são agentes de limpeza e promotores de espuma). É uma técnica que se adequa bem aos cabelos cacheados e crespos.

Já a técnica de Low-poo é descrita na comunidade científica como o uso de xampus com tensoativos mais suaves, sem sulfato. Pessoas com cabelos ondulados e quimicamente tratados costumam se beneficiar bastante com esse tipo de técnica.

Para compreender melhor, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Daniela Gobbato, reforça que os xampus tem como função primordial a limpeza do couro cabeludo e dependendo do grau de oleosidade do couro cabeludo vamos dar preferência por xampus com um ou outro tensoativo em maior ou menor concentração. Há 3 tipos de tensoativos: aniônicos, que limpam muito, porém pela sua alta detergência, deixam os cabelos mais carregados negativamente e portanto com mais frizz e podem agredir o couro cabeludo e ressecar os fios, são representados pelos sulfatos; os anfotérios, sem sulfato, que promovem uma limpeza mais suave e agridem menos o couro cabeludo e os fios, um dos representantes desse grupo é a cocobetaína; e os não-ionicos , que limpam quase nada, sendo praticamente um condicionador e geralmente são usados nas técnicas de co-wash, que utilizam os condicionadores para a limpeza dos fios.

O alerta é para que antes de adotar a técnica, o médico dermatologista seja consultado. Essas práticas não são indicado para qualquer tipo de cabelo, podendo até piorar o estado geral dos fios.

“Hoje em dia a maioria dos xampus de marcas bem conceituadas costumam mesclar os três tipos de ativos, em maior ou menor concentração, conforme o tipo de necessidade do cabelo. É importante ressaltar que os processos químicos envolvidos na produção dos cosméticos capilares envolvem muito estudos e a indústria investe pesado nisso. Costumo indicar uma rotina de cuidados para os fios envolvendo no-poo ou low poo para cabelos mais ressecados, ondulados a crespos e quimicamente danificados. Importante também é alternar o uso com xampus regulares, pois o acúmulo de produtos que não são devidamente removidos pode se depositar nos fios e deixar os cabelos pesados, opacos e pegajosos, efeito conhecido como “Build up”, especialmente para quem utiliza a técnica de co-wash", explica.

 


Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados