De acordo com a Associação Paulista de Supermercados
(Apas), a venda de produtos de marcas próprias cresceu 30%
no primeiro semestre |
Venda desse tipo de produto em supermercados cresceu durante a pandemia. Segundo especialista em finanças, é possível economizar até 25% fazendo essa escolha
A pandemia da covid-19 não só impactou todos os
setores da sociedade, como também provocou diversas mudanças na economia e na
forma de consumo do brasileiro. A crise afetou inclusive a escolha dos produtos
que o consumidor coloca no carrinho do supermercado. Com preços de alimentos
básicos como carne, arroz e feijão em alta, foi necessário se adequar na hora
das compras para fechar o orçamento mensal da família.
Com essas mudanças todas é possível notar um
movimento também das redes de supermercados diante dessa nova realidade. De
acordo com dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), no primeiro semestre
deste ano foi registrado um aumento de 30% nas vendas de produtos de marcas
próprias em relação ao mesmo período de 2020. Para o consultor financeiro e
gerente de agência da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Denilson Silva, esse crescimento
é consequência do impacto da crise no bolso do consumidor.
“Os preços da maioria dos alimentos tiveram
reajustes no último ano, muitos com alta superior a 10%. Portanto, com inflação
acima do esperado, aumento do desemprego, e reduções salariais causadas pela
crise sanitária, o poder de compra também reduziu. Por isso, sempre que temos
um cenário como esse, o consumidor acaba optando por marcas mais baratas, que é
o caso das marcas próprias vendidas nos supermercados”, explica.
Mais competitivas e com um custo-benefício melhor
em relação às outras marcas, essa opção acaba sendo mais vantajosa para o
consumidor. Mesmo que as marcas próprias ainda sejam uma estratégia
principalmente de grandes redes, esse é um movimento que vem crescendo também
em lojas menores.
“Essa é uma tendência de mercado que ganhou
destaque durante a pandemia por uma necessidade do consumidor, mas que, por
outro lado, é um movimento que chegou para ficar. A partir do momento que a
empresa passa a oferecer produtos de marca própria, como, por exemplo, produtos
de panificação fabricados por ela mesma, reduz alguns custos como logística,
por exemplo, e consegue entregar um produto com mais qualidade e com preços
mais acessíveis”, conta.
Segundo o especialista, a maior vantagem em
escolher produtos de marcas próprias nas redes de supermercados está na
economia final. “Quando o supermercado vende produtos básicos, como é o caso
dos alimentos de fabricação própria, a conta final pode ficar até 25% menor em
comparação a outras marcas tradicionais”, ressalta.
Porém, além de fazer essas escolhas é importante
também organizar o orçamento familiar. “Tem algumas dicas importantes na hora
de fazer as compras e que fazem muita diferença nos gastos mensais, como, por
exemplo: procure sempre estar atento às datas e aos dias da semana com
promoções; pesquise preços em outras lojas antes de comprar; evite ir ao
mercado com fome ou com a família toda; anote tudo o que é necessário e que não
pode faltar no carrinho de compra, assim, você evita os supérfluos”, aconselha.
Sicredi
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