Durante a pandemia, a quantidade de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as instituições de ensino no Brasil foi de 1,38 milhão
Hoje (11) é celebrado o Dia do Estudante. A data tem como objetivo homenagear todos os estudantes, que com dedicação e empenho valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal, além de ressaltar a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos. Vale lembrar que a data foi criada em 1927, pelo então imperador Dom Pedro I, que autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Mas temos motivos para
Emilly Moraes Murakami veste macacão e mochila: Brascol. Alexssandro Felippe Filho veste camiseta: Enjoy; calça: Brascol; e mochila: acervo. Davi Rodrigues Freitas veste look: Brascol |
comemorar?
Sabemos que nosso histórico não é
favorável. Reprovação, abandono do ensino e distorção entre idade e série escolar
são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Com a pandemia da
Covid-19, essa realidade foi acentuada e a disparidade socioeconômica do país
ficou ainda mais evidente.
No ano passado, foram cerca de 5,5
milhões de crianças e adolescentes sem acesso à educação. A quantidade de
alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as instituições de ensino
foi de 1,38 milhão, o que representa 3,8% dos estudantes. A taxa é superior à
média nacional de 2019, quando ficou em 2%, segundo dados da Pnad Contínua.
Somado a isso está a situação de 4,12 milhões de alunos (11,2%) que, apesar de
matriculados e sem estar em período de férias, não receberam nenhuma atividade
escolar, resultado do ensino pautado pelas aulas online. Os dados estão compilados
em estudo do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para
Infância), intitulado "Enfrentamento da cultura do fracasso
escolar".
Maria Eduarda Ribeiro Matos veste camiseta: No bad days; short e mochila: Brascol.
Manuella Kerchner de Pinho veste cropped: Sem drama; short e mochila: Brascol.
“Estamos em uma fase da pandemia
onde, aos poucos, vemos a retomada da criançada às aulas presenciais. Isso nos
dá esperança de dias melhores e nos motiva a incentivar os pequenos a pegarem
papel, caneta e estudarem muito. Foi com esse propósito que preparamos esse
ensaio fotográfico”, relata a produtora de moda da agência de modelos Max
Fama”, Carolina Souza. “Sabemos da nossa realidade e precisamos incentivar os
nossos pequenos a não desistirem dos seus sonhos, que claro, só serão
realizados com muito estudo e dedicação. Como nação temos um potencial gigante.
Já passou da hora de encorajarmos nossas crianças a serem o que elas quiserem
ser”, finaliza.
Ficha técnica
Modelo: Agência de Modelos Max Fama
(@maxfama_oficial )
Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia (
@jorgeluizgarcia_ )
Produtora de Moda: Carolina Souza (
@cayhhsouza )
Maquiadora: Karol
Schmitt ( @kbs.makeups )
Coordenadora de pautas: Antônia
Biazzi (@antoniadebiazzi )
Gerente de marketing: Cláudia
Siqueira ( @ccysiqueira )
Direção de arte: Wesley Alisson (
@wesleyalisson )
Produção executiva: Paulo Henrique
Albuquerque ( @pauloybrasil )
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