Relatório de
Viagens Sustentáveis da Booking.com revelou que o turista brasileiro quer
impactar positivamente comunidades dos destinos que visita em suas próximas
viagens
Devido à pandemia do
coronavírus, passamos mais tempo em casa do que estávamos
acostumados, e o período nos fez refletir sobre o que mais
gostamos nas experiências de viagem, com muitos
viajantes percebendo que as culturas locais têm um papel essencial
nisso. No mundo todo, as comunidades se uniram como nunca antes, e o
Relatório de Viagens Sustentáveis* da Booking.com mostra que as
pessoas estarão mais conscientes quando forem conhecer outros locais além da
própria comunidade.
De acordo com o levantamento,
os brasileiros são a segunda nacionalidade dentre os 30 países pesquisados que
mais querem ver o dinheiro gasto em suas viagens voltando para a comunidade
local (81%), atrás apenas dos tailandeses. E 92% dos viajantes do país dizem
que farão atividades/visitarão pontos turísticos para garantir que o impacto
econômico de sua viagem seja distribuído igualmente por todos os níveis da
sociedade - seja por meio de compras em pequenas lojas independentes ou pela
participação em experiências autênticas representativas da cultura local. Entre
os viajantes mais comprometidos com essa ideia estão os brasileiros (85%),
italianos (84%) e espanhóis (82%). Esse é um bom indicador de que, quando for
seguro viajar novamente, as pessoas pensarão em como suas viagens podem ter um
efeito regenerativo de longo prazo para ajudar as comunidades locais.
Além disso, a pesquisa mostrou
que muitas pessoas desejam ter uma compreensão mais profunda da cultura
dos seus destinos de viagem, assim como ajudar as comunidades locais a se
reerguerem. É o caso de 76% dos viajantes brasileiros, por
exemplo, que dizem que estão determinados a ter experiências genuínas e
que reflitam a cultura local na sua próxima viagem. Isso se traduz em jantares
em restaurantes autênticos ou na participação
em atividades organizadas pelas comunidades.
Inclusive, 78% dos
entrevistados do país revelaram que o impacto da pandemia do
Coronavírus os encorajou a fazer viagens mais sustentáveis no
futuro. E para 94%, aumentar a compreensão cultural e a
preservação do patrimônio cultural é um aspecto importante das
viagens sustentáveis.
Iniciativas sustentáveis de
viagem que têm como base a comunidade não são novidade. Já há empresas de
todos os tamanhos trabalhando nesse setor, e a Booking.com está
procurando maneiras de integrar mais dessas opções em seus anúncios.
Além disso, a empresa já apoia e oferece mentoria a
iniciativas desse tipo, como start-ups e organizações do mundo
todo, cujo foco é conectar viajantes com experiências locais autênticas
que beneficiem as comunidades dos destinos.
* Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349
entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18
anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem
planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem
envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita
on-line e ocorreu em março de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário