O
mercado de produtos plant-based vive em constante expansão e é uma alternativa
para apresentar novos alimentos para o público infantil
A alimentação infantil
costuma ser um tema delicado. Os alimentos considerados "besteiras"
são atrativos. Além disso, somos constantemente bombardeados com propagandas de
fast-food e de produtos ultraprocessados.
Segundo dados da
Unicef, de 2019, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de
peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. A
instituição mostra ainda que 2% dos adolescentes em idade escolar em países de
baixa e média renda consomem refrigerantes com açúcar pelo menos uma vez por
dia e 46% comem fast-food pelo menos uma vez por semana.
Hoje existem diversas
soluções para o combate desses números. Produtos feitos com planta, conhecidos
como plant-based, surgem como uma opção para substituir os tradicionais. Estima-se
que o mercado de substitutos vegetais terá um crescimento anual médio de quase
12% até 2027. O mercado global de proteínas plant-based pode chegar à cifra de
U﹩370 bilhões em 2035,
segundo a consultoria A.T. Kearney.
A 100 Foods , foodtech voltada à
alimentação saudável, disponibiliza hambúrguer e empanados de frangos feitos
sem nenhum item de origem animal. Os produtos são feitos a base da ervilha
amarela.
A proteína extraída da
ervilha amarela tem 11 aminoácidos e além de magnésio, ferro, zinco e cobre em
quantidade diária recomendada para um indivíduo. A vantagem é que a ervilha não
causa alergia como a soja, que também promove disfunções hormonais se consumida
a longo prazo.
Substituir esses
alimentos comuns, por opções feitas sem origem animal é uma ótima alternativa
para começar a introduzir uma alimentação mais saudável para criança. O
exemplo, claro, tem que vir dos pais em direcionar as opções mais saudáveis
para seus filhos.
O mercado
disponibiliza diversas opções e alternativas para um hábito alimentar mais
saudável. No portfólio da empresa estão os hambúrgueres e empanados de frangos
feitos a base de
ervilha amarela, além de molhos ketchup, barbecue e
mostarda -
todos com zero calorias, açúcares, sódio e sem conservantes artificiais - e uma
linha especial de maioneses veganas , também feitas à base
de ervilha mais saudáveis e com 40% menos calorias e gorduras que as
concorrentes.
Para Paulo Ibri, CEO
da 100 Foods, crianças e adolescentes devem ser preservados de corantes e
conservantes artificiais. "Pensamos em uma questão de saúde. Os alimentos
industrializados causam malefícios como o surgimento de doenças alérgicas,
respiratórias e inflamatórias que potencializam diagnósticos como sinusite,
bronquite, asma e irritações na pele. Nossa marca não é só para veganos, mas
sim para quem quer reduzir o consumo de proteína animal que possui alta
concentração de antibióticos em sua composição e levar uma vida mais saudável e
equilibrada".
"A
100 Foods disponibiliza seus produtos para serem entregues direto para o
consumidor, chegando até em três dias em São Paulo", ressaltou Paulo.
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