Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

Qual a diferença entre baby blues e depressão?


O baby blues é considerado uma forma menos grave da depressão pós-parto.
A principal diferença é que ele costuma durar em média 2 semanas e não necessita de nenhum tratamento. Já a depressão pós-parto evolui com sintomas intensos e duradouros, podendo ocasionar a perda de motivação e prazer, uma sensação permanente de vazio e melancolia, incapacidade de cuidar do bebê e até desinteresse pela criança.

Alguns estudos também apontam que as alterações hormonais podem produzir alterações químicas no cérebro, que resultam em depressão.

Baby blues em tempos de pandemia

Atualmente vivemos um momento ainda pior, onde a mulher que teve filho recentemente provavelmente não teve visitas ou contatos com seus familiares e amigos e está em casa, sem qualquer ajuda, já que a recomendação é que haja o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

Por isso, o parceiro ou acompanhante deverá prestar atenção em sintomas como falta de energia, choro constante e sem motivo aparente, irritabilidade, principalmente no segundo ou terceiro dia após a chegada em casa, ansiedade e impaciência, além de tristeza e mudança de humor. 
  
A Dra. Tatiana Pellegrini destaca ainda que a imunidade das puérperas assim como das gestantes, são mais baixas devido à flutuação hormonal destes períodos. "Reforçamos as medidas quanto às gestantes e puérperas permanecerem no isolamento social, além de estarem com a vacinação em dia, principalmente a da gripe; ter uma alimentação saudável; ficar longe do estresse controlando as notícias que vê e priorizar as horas de sono, dentro do possível. Não esqueça também de usar máscara se tiver que ir a uma consulta médica e sempre higienize as mãos", destaca. 
  
Ao notar qualquer sinal, procure seu médico e/ou um psicólogo para que se recupere o quanto antes deste quadro. A ajuda da família e o suporte, mesmo à distância, até em grupos de outras mamães que passaram pela mesma situação, poderão contribuir para a melhora da paciente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados