PRNewswire/ -- Estamos acompanhando atentamente os desafios das
empresas, dos diversos setores, e assumimos o compromisso com clientes e
mercado de gerarmos conteúdos relevantes. A crise pandêmica trouxe desafios
complexos que exigiram reações imediatas dos executivos.
Depois de anos de recessão tínhamos uma boa impressão de
retomada da economia, com reformas importantes, melhores indicadores e uma
agenda positiva.
O último trimestre de 2019 indicou crescimento do PIB de 0,5%,
fechando com 1,2% em 2019. Mas não se tinha conhecimento nem ideia do potencial
da Covid-19.
O cenário mudou e colocou à prova algo indispensável às
empresas: a resiliência. A capacidade de adaptação, ágil e decisiva, aliada à
transformação digital, traz uma nova realidade.
Uma das lições é que realmente será algo mais complexo que a
gestão da crise em si. Desafios de caixa, fornecimento, contratos, gestão de
pessoas e tecnologia encabeçam a lista de assuntos primordiais.
A nova realidade tem conceitos interessantes e aprofundá-los vai
apoiar decisões no presente e futuro e identificar oportunidades. Alguns
aspectos chamam bastante a atenção:
- Modelos de gestão, mesmo resilientes, estão sob estresse, com transformação digital, parceiros de fornecimento e foco no core business para manter a relevância.
- Surgimento ou reforço do uso mais colaborativo da tecnologia carrega preocupações justificáveis de várias espécies.
- Mudança em hábitos de consumo, com adoção acelerada do comércio sem contato físico, afetará muitos setores, com potencial crescimento de serviços públicos digitais.
- Meio ambiente e sustentabilidade serão temas abordados no curto prazo, mas com uma visão de longo prazo.
- Medidas governamentais de estímulo à economia têm surgido, mas deverá ser incorporado o debate sobre ajuste fiscal e ativos insolventes.
- Transações oportunísticas sendo avaliadas por Private Equity e empresas com capacidade financeira, especialmente para ativos que precisam de funding para sustentar a retomada.
As empresas que reagiram à crise buscaram se adaptar, treinaram
resiliência durante uma crise sem precedentes e agora serão chamadas a mais um
desafio hercúleo: planejar uma retomada em um cenário em transformação.
Esta nova realidade vai transformar você, o mercado, os seus
clientes e os seus parceiros de negócios. E não há porque acreditar que não vai
transformar o seu negócio.
André Coutinho - Sócio-líder de Clientes e
Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul
FONTE KPMG no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário