Independente dos cuidados com a saúde, naturalmente, homens e mulheres, após os 30 anos, passam a ter alterações hormonais importantes.
Só para citar alguns exemplos de hormônios que começam a entrar em declínio, destaque para a melatonina, hormônio responsável pelo sono de qualidade, o sono reparador e fundamental para o funcionamento adequado das funções físicas e psíquicas do corpo humano. Não é à toa que, após os 30 anos de idade, muitas pessoas passem a se queixar de insônia.
Outra baixa importante é a testosterona. No homem é bem visível, pois envolve acúmulo de gordura, perda de massa muscular, falta de ânimo, de disposição, dificuldade de concentração e queda de libido.
Nas mulheres, a menopausa também é marcada pela queda abrupta dos níveis hormonais, como o estrogênio e a progesterona, pré-dispondo a doenças cardiovasculares e a osteoporose. Além disso, pode causar acúmulo de gordura, perda da qualidade da pele, secura vaginal e alterações de humor.
A boa notícia é que com o acompanhamento médico, de forma adequada e individualizada, é possível que esses hormônios sejam repostos, evitando, inclusive, o uso de muitos medicamentos.
Terapia, exercícios físicos regulares, alimentação saudável baseada em vitaminas e antioxidantes, também contribuem para o tratamento. O maior erro continua sendo o consumo de hormônios de maneira indiscriminada e sem prescrição médica.
Não seja negligente com sua saúde e garanta desde cedo uma longevidade saudável.
Dr. Renato
Lobo – médico pela Faculdade de Medicina da USP, especializado
em Nutrologia Esportiva, Medicina Integrativa, Modulação Hormonal e
Longevidade. Para mais informações: www.drrenatolobo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário