Karin Kenzler, psicóloga e orientadora educacional do Colégio
Humboldt, explica como os pais devem lidar com as lições de casa dos filhos no
dia a dia
Considerada uma prática que contribui com o
desenvolvimento do aprendizado das crianças, a lição de casa ainda é encarada
como um problema pelos pais durante a vida escolar dos filhos. Dificuldades
enfrentadas no processo de produção das tarefas ou a sua não execução são
situações constantes enfrentadas pelos responsáveis que, muitas vezes, não
sabem como lidar com a questão.
Para tal, é necessário que os pais tenham em
mente a importância da lição de casa na formação intelectual dos filhos.
Segundo a orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Humboldt -
instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em
Interlagos (SP) - Karin Kenzler, além de serem essenciais para o exercício e a
fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, as tarefas escolares também
têm um papel importante no desenvolvimento de habilidades como
responsabilidade, organização e autonomia.
É importante que os pais expliquem à criança, de
maneira simples, a importância de se fazer a lição de casa, relacionando a
prática de estudar com orgulho e satisfação, sem realizar cobranças. “O papel
dos pais na hora da lição de casa é de extrema importância, sem cobranças,
porém demonstrando genuíno interesse pela vida escolar do filho, elogiando e
reforçando positivamente seu esforço e empenho”, afirma Karin.
Além disso, é preciso que os responsáveis fiquem
atentos para não se tornarem “fiscais” da lição, punindo ou recompensando a
cada tarefa. De acordo com a orientadora, caso a criança não faça o dever de
casa, o ideal é que haja uma conversa para entender os motivos de tal
comportamento. Ela ainda completa: “É importante que a criança sinta nos pais
um ponto de apoio e não de cobrança. A punição até pode funcionar de imediato,
mas se o problema não for identificado e sanado, isso tende a se repetir”.
Ainda, caso os filhos tenham dúvidas durante a
execução da tarefa, os pais podem e devem entrar em cena, uma vez que é a eles
que os pequenos irão recorrer. Nessa situação, é essencial tomar alguns
cuidados para que não haja nenhum dano à autoestima da criança. Para Karin,
ridicularizar a pergunta, dizendo que determinado assunto é fácil pode fazer o
estudante sentir-se incompetente. Ela comenta: “Falar que também não sabe e
pesquisar junto com filho é uma estratégia válida, pois além de ensinar a
buscar soluções, sinaliza que não saber de algo não é uma vergonha e que a
dúvida da criança é pertinente”.
Ter paciência e delicadeza também é importante na
hora de ajudar a criança com a lição. Críticas e xingamentos tornam o momento
estressante para ambas as partes. Caso o dever de casa esteja incompleto, mal
feito ou com letra ilegível, a dica é fazer perguntas que os levem à reflexão
sobre eventuais consequências na escola. Perguntas como “Foi assim que a
professora pediu?” e “A professora pode descontar nota por não entender o que
está escrito?”, são maneiras eficazes de lidar com a situação.
Segundo Karin, a principal função dos pais em
relação à lição de casa é fomentar a autoestima dos pequenos, saindo do papel
de críticos e ajudando a buscar bons resultados. A hora da tarefa é ideal para
ensinar os filhos a ponderar os prós e contras de suas ações e a tomar melhores
decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário