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quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Você sabe o que é o Sistema de Bandeiras Tarifárias?



Para avaliar o conhecimento e entendimento da população internauta sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias, o Instituto QualiBest (www.institutoqualibest.com.br) realizou em novembro, um estudo com homens e mulheres responsáveis ou que compartilham a responsabilidade sobre o pagamento das contas gerais do domicílio.

Entre os respondentes, 73% disseram ler as informações presentes em sua conta de luz mensalmente. Sendo assim, questionou-se se eles conheciam o Sistema de Bandeiras Tarifárias aplicado às contas de energia elétrica e o resultado foi o seguinte: 48% conhecem e sabem como funcionam, 45% conhecem, mas não sabem exatamente o que é e apenas 7% não conhecem.

Para os que disseram conhecer o sistema, foi solicitado que descrevessem em poucas palavras o que ele significa e o resultado foi alarmante: somente 31% da amostra total efetivamente conhece o funcionamento do sistema.

Esse resultado demonstra que existe um baixo entendimento sobre o funcionamento do sistema e que, os que responderam corretamente à questão, citaram principalmente informações sobre variação no preço da energia, outros sobre a ativação das termoelétricas e poucos relataram o valor do acréscimo nas tarifas de uma bandeira para a outra.

Como parte da metodologia utilizada no estudo, os respondentes foram estimulados com informações reais sobre o funcionamento do Sistema e questionados novamente sobre seus conhecimentos. Com esse estímulo, 61% não conheciam todas as informações, 22% conheciam de fato o sistema e a porcentagem que antes era de apenas 7% para quem não conhecia, passou a ser de 17%.

Esse estímulo reforçou o desconhecimento sobre as informações e funcionamento do sistema e concluiu que as mesmas não estão totalmente claras para a população internauta.


Economia de Energia

Outro ponto levantado na pesquisa foi sobre quais foram as atitudes tomadas pelos respondentes acerca da redução no consumo de energia, após a implantação do Sistema de Bandeiras Tarifárias.

Entre aqueles que conheciam as informações apresentadas no sistema, 88% tomaram atitudes para reduzir o consumo de energia, sendo as principais: apagar as luzes ao sair dos ambientes (89%), trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes (83%), desligar a TV antes de dormir ou sair de um ambiente (76%) e retirar carregadores da tomada quando estes não estão sendo utilizados (72%).


Conscientização x Campanha

Mas será que essa conscientização na economia do consumo de energia, se deu devido a algum tipo de campanha realizada na mídia sobre as Bandeiras Tarifárias? Foi exatamente isso que o QualiBest quis saber.

Cerca de 43% disseram se lembrar de terem visto alguma campanha, propaganda ou anúncio sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias na mídia, o outros 57% não tiveram nenhuma lembrança.

Após essa informação, os respondentes foram convidados a assistirem um vídeo sobre a campanha, veiculada na época, e novamente foram questionados se já haviam visto aquele vídeo, especificamente. Depois da exibição, 85% não se lembraram da campanha.

Sendo assim, ficou evidente que as ações declaradas para a economia de energia pouco tiveram a ver com o Sistema de Bandeiras Tarifárias, pois o grande desconhecimento da mesma e o baixo impacto da campanha, não respalda os 88% que tomaram atitudes de economia após sua “implementação”.

Essas ações são decorrentes provavelmente de outros reflexos, totalmente sem relação com o Sistema, tais como: crise econômica, crise hídrica, memória do racionamento de 2001 e a interrupção da fabricação de lâmpadas incandescentes em 2015. É evidente que o impacto na economia de energia poderia ser ainda maior, se todos tivessem acessos às informações do Sistema de Bandeiras Tarifárias.

Para uma abrangência mais ampla da campanha sobre o sistema, a televisão foi o meio mais sugerido entre os respondentes (81%), seguido das mídias sociais (69%) e de sites diversos da internet (54%); essa maior divulgação certamente será eficaz, uma vez que faria com que 94% dos respondentes se esforçassem para reduzir ainda mais o consumo, se soubessem que sua conta teria um acréscimo de 15% no próximo mês.


Metodologia

Estudo quantitativo online com 893 pessoas, homens e mulheres, maiores de 25 anos, das classes ABCD (critério Brasil) e que são responsáveis ou compartilham a responsabilidade sobre o pagamento das contas gerais do domicílio (água, energia elétrica, telefone).




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