Dados foram apurados pela
Kantar Worldpanel
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durante o verão, os protetores solares e bronzeadores estiveram presentes em
16,1% dos lares brasileiros de outubro de 2016 a setembro deste ano, perdendo
2,1 pontos percentuais de penetração. Com isso, a categoria deixou de ser
comprada por mais de 900 mil domicílios. No período houve ainda uma retração de
0,4% em volume. Os dados foram levantados pela Kantar Worldpanel.
De acordo
com as informações, no entanto, a média de compradores novos e repetidores
apresentou alta. Com uma frequência estável – de 1,6 vez ao ano -, cada lar
compra, em média, 4,1 unidades e leva 141,1g a cada ida ao ponto de venda.
Nesse momento, o shopper tem priorizado embalagens maiores: a maior parte do
mercado (57,4% em volume) está concentrada em produtos de até 130 gramas, mas
são as de 131 até 200 gramas que apresentam crescimento (6,7% em volume),
associadas às bisnagas, que crescem 6,0% em volume e têm 27,3% de importância.
“O Sul é a
região que mais contribui positivamente para o volume da categoria, variando
18,5%, enquanto o resultado negativo do total é impulsionado, sobretudo pelo
Nordeste (-18,7%) e pelo Interior de São Paulo (-23,8%)”, analisa Leonardo
Calegaro, Executivo de Contas Kantar Worldpanel.
As
farmácias se destacam entre os canais, com crescimento 22,9% em volume, mas a
categoria como um todo é impactada pela retração do porta a porta e do varejo
tradicional, que caem, respectivamente 17,6% e 24,4%.
Kantar Worldpanel
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