Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Para curtir o verão com saúde e bem-estar: cuidados e dicas



A temporada de sol e calor vem chegando e, com ela, também surgem as festas e as férias de fim de ano. Nesta época, quando os corpos ficam mais à mostra e a agenda, apesar do cansaço, ganha uma infinidade de compromissos, é comum deixar os cuidados com a saúde um pouco de lado. Mas, seguindo algumas dicas simples, a estação tende a deixar apenas boas lembranças.

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, uma das principais sugestões é manter o equilíbrio. “Abusou? Recomece com os cuidados. Não se exercitou? Comece amanhã. Além disso, aumente a ingestão de líquidos para devolver a hidratação natural do cabelo e da pele”, explica.

Quando se trata de pele, aliás, os cuidados devem ser redobrados no verão. Fundamental para a saúde, o sol em excesso provoca queimaduras e envelhecimento, por causa da maior quebra do colágeno, e favorece o aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. Por isso, a indicação é evitar ficar muito tempo exposto ao sol, entre as 10h às 16h, inclusive, nos dias nublados.

Segundo a médica, porém, os raios solares devem fazer parte da rotina. O astro-rei ajuda a equilibrar várias funções metabólicas do organismo, assim como o ritmo do relógio biológico. Ele ainda favorece a síntese da vitamina D, a saúde cardiovascular e o intestino, a manutenção da parte cognitiva e a imunidade. Além disso, quem se expõe mais a ele, sofre menos de depressão e tristeza, visto que é um estimulante.

Outra dica da nutróloga para aproveitar o verão é intensificar a hidratação. “A falta de água provoca desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo”, enfatiza.  Ela esclarece que sede, cansaço excessivo, taquicardia, náuseas e até dor de cabeça podem ser sintomas de baixa ingestão de água. “Na desidratação, a pele se torna seca e quente”, complementa. Para facilitar a ingestão de líquidos, vale investir em água saborizada com gengibre e limão, água de coco e chás gelados, que estimulam a eliminação de toxinas e colaboram para o bom funcionamento do intestino.

Por fim, a especialista ainda sugere atenção especial na alimentação. Comer mais vezes ao dia e em menores quantidades e evitar comidas que dificultam a digestão, como frituras e empanados, preferindo grelhados e assados, é uma dica importante.  “Substitua pães por frutas com cereais ou ovos.  Ao comer salgadinhos, por exemplo, compense com frutas e muita água para diminuir o inchaço. Nos churrascos, o acompanhamento ideal são as saladas verdes. Já na praia, os sorvetes podem ser intercalados com picolé, frutas ou oleaginosas. E, junto com bebidas alcoólicas, ingira mais água”, ensina.





Cristiane Molon - Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família, além de especialização em Medicina do Esporte.
instagram/dracristiane.molon



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados