Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

83% dos candidatos não comparecem a entrevistas de emprego agendadas



Envio do currículo. Triagem. Contato Telefônico. Entrevista agendada. Tudo certo? Quase. Dados de uma pesquisa realizada pelo aplicativo Trampapo, ferramenta para busca de emprego no setor de bares e restaurantes da grande São Paulo, com vagas de salário em torno de R$ 2 mil, apontam que 83% das pessoas agendadas não comparecem às entrevistas de emprego. Alguns dos principais motivos indicados para justificar esse alto número são: doença (39%), falta de interesse pela vaga (27%) e falta de dinheiro para comparecer ao local da entrevista (23%).
“Claro que em caso de doença não tem o que fazer, mas é importante tentar reagendar a ida à entrevista ou ligar depois se desculpando, porque caso surja uma nova oportunidade na mesma empresa, essa postura certamente será levada em consideração” pondera Anna Telles, gerente de Trampapo.
Sobre a falta de interesse, também vale ligar desmarcando. “Até porque vai dar a outra pessoa a oportunidade de ocupar aquele horário e conquistar a vaga que não mais te interessa”, complementa, lembrando que é natural, ainda mais em um momento de crise, que as pessoas dispararem muitos currículos para diferentes vagas e empresas.
Já não ter dinheiro para se deslocar até a entrevista é uma realidade para muitos desempregados. Com base nesse dado, o Trampapo dá ao recrutador a possibilidade de ele bancar o valor do transporte de candidatos que sejam de interesse da empresa.
“Pensamos nessa funcionalidade, exatamente para ajudar aqueles que de fato têm interesse, mas não podem ir até o local, e também pensando na empresa que muitas vezes encontra o seu profissional ideal e não quer perder a oportunidade de falar com ele pessoalmente”, relata.

Segundo Anna, a falta de comparecimento (seja por qual motivo for) não é uma realidade apenas para quem recruta vagas operacionais, mas uma queixa geral do setor de recrutamento. “Mesmo com a crise, esse índice ainda é bem alto. Do lado do candidato, como falamos, sem dúvida, justificar é a melhor solução. Já do lado recrutador, com certeza, haverá compreensão sobre as dificuldades do profissional”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados