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segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Como transformar o emprego temporário em permanente



Especialista em treinamento e equipes dá dicas de como aproveitar a oportunidade através do relacionamento com colegas e gestores


O país, aos poucos, está se recuperando e, com isso, a economia criou o triplo de vagas esperadas para o mês de novembro e o que puxou esse índice, mais uma vez, foi o comércio, também devido aos empregos temporários. 

De acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de mil técnicas de vendas voltadas para o universo da perfumaria, especialista em (fragrâncias) e autor do livro Receba Mais Sim e Menos Não pela editora Senac, a oportunidade do momento pode render um posto de trabalho permanente. "O trabalho temporário pode abrir as portas para infinitas possibilidades. Eu comecei a minha carreira como freelancer. Agarrei com todas as forças a chance de mudar a minha vida. Lembro que, a cada dia, eu dava o máximo e melhor de mim, focava apenas em ser o melhor. Hoje, sou referência em perfumaria e só no ano de 2017 ministrei cerca de 24 palestras por mês", destaca.
 
O colaborador temporário deve, segundo Mohamed, conquistar a confiança das pessoas com quem irá trabalhar todos os dias, mas sem ser invasivo. "Isso fará com que ganhe espaço e seja respeitado. Em relação a empresa, ele deve conhecer quais são as regras para a adaptação ao novo ambiente seja a melhor possível", avalia o especialista.
 
Entender o que o contratante espera, alinhar o estilo de trabalho e, de tempos em tempos, pedir feedback são pontos que serão avaliados em uma possível contratação permanente. "Pontualidade, horário, e não apenas focar no cargo demonstram uma preocupação com o todos da equipe", destaca Mohamed.
 
No caso de vendedores, além de todos os pontos citados pelo especialista em vendas, é preciso buscar cursos e ferramentas de negociação, fundamentais para auxiliar no dia a dia. "Infelizmente, quem atua nesta área não tem a cultura de investir em si mesmo, principalmente quem trabalha com produtos mais populares ou em lojas do comércio em geral, o que é um erro. Usam recursos amadores e, se não vendem, atribuem isto ao acaso.
 
Mohamed explica que não há desculpas para não se aperfeiçoar na área de vendas. "Quem não está aprendendo, está morrendo. Sempre falo isto em meus treinamentos porque hoje há infinitas possibilidades de estudar e as plataformas de EAD, vídeos no YouTube e até mesmo faculdades com valores mais acessíveis conseguem atender quem não dispõe de muitos recursos", aponta o escritor. 

Assim como a equipe que já está atuando na loja, quem acaba de chegar também recebe uma meta a ser cumprida. "Não se deve pensar no resultado financeiro da venda enquanto estiver realizando um atendimento. Se fizer isso, vai causar um certo agitamento na fala, falta de foco e pode transparecer desespero e muita etapa importante pode ser deixada de lado. E, por mais que tente mascarar, o cliente acaba sentindo isso o que fatalmente resultará em afastamento", aponta.
 
Mas Mohamed reforça que o gestor também possui papel na organização e cumprimento das metas. "Deve-se criar também um ambiente propício e disponibilizar uma quantidade em estoque alinhado ao que se pretende vender. O ideal para que a equipe fique mais engajada e unida é estipular um objetivo da loja, uma super meta. Assim, quem já atingiu a quantia necessária vai dar suporte aos demais vendedores", destaca.
 
O treinamento é muito bom para criar uma situação para que o vendedor alcance essa meta, porque boa parte das empresas fazem somente cobranças e falam frases como "Vai lá e vende! E dê o seu melhor", como se isso bastasse. Então, por mais que um vendedor tente alcançar a meta, segundo Gorayeb, ele não consegue porque falta informação técnica e embasamento. "É preciso fornecer meios para viabilizar essa conquista, munindo o profissional com treinamento e conteúdo", avalia.
 
Mas caso isso não ocorra, Mohamed separou algumas dicas para ajudar nessa missão 

1.Veja quanto é preciso vender no mês e conte os dias úteis 

2. Caso precise vender mil reais por dia, no dia primeiro se vender R$ 1.200 não foque em apenas R$ 800,00 no dia 2. É preciso sempre tentar bater a meta do dia 

3. Estar sempre x% acima da meta ajuda no final do mês a conquistar o valor esperado. Além disso, esse comportamento demonstra um lado empreendedor do profissional.






Mohamed Gorayeb -  especialista em vendas e atendimento, criador de mais de mil técnicas de vendas para o mercado de varejo e autor do livro "Receba mais SIM e menos NÃO" pela editora Senac. Atua no Mercado desde 2001, atendendo grandes empresas nacionais e internacionais. Ministrou mais de 10 mil horas de treinamentos para marcas como Beyonce, Calvin Klein, Dolce & Gabanna, Elizabeth Arden, Ferrari, Burberry, Gabriela Sabatini, Gucci, Hugo Boss, Issey Miyake, Jean Paul Gaultier, Jeniffer Lopez, Joop, Lacoste, Ted Lapidus, Antonio Banderas, Azzaro, Carolina Herrera, Chanel, Nina Ricci, Paco Rabanne, Prada, Shakira, Thierry Mugler, Swarovski, Avon. Nacionais, atendeu já o Boticário, Hinode, Up Perfumes, Lacqua di Fiori, Agua de Cheiro, Ares Perfumes, Top Internacional, Revlon entre outras. Também já atendeu e treino equipes da Net, Sebrae, Senac e Subway. Desde maio, todos os treinamentos do especialista são certificados pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) Para mais informações, acesse - http://mohamedgorayeb.com.br/index.php, mande e-mail para mohamed@mohamedgorayeb.com.br




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