Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Você já ouviu falar em Doença de Graves e de hipertireoidismo?



Também conhecida por bócio difuso ou doença de Basedow-Graves, é uma doença autoimune, que leva a uma anomalia no funcionamento da tireóide. Caracteriza-se pela presença de hipertireoidismo, bócio, oftalmopatia e, em certas ocasiões, dermopatia infiltrativa ou mixedema pré-tibial, que é um inchaço endurecido, não doloroso na extremidade das pernas. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

Segundo a endocrinologista, Dra. Amalia Lucy, "em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, pode levar à osteoporose, arritmias cardíacas e até matar. Há também o risco de a disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina. Ocorre um aumento no volume da tireoide durante o hipertireoidismo, o que também pode ser associado a outros sintomas", explica. 

É mais comum em mulheres entre as idades de 20 a 40 anos, mas os homens também podem apresentar essa condição. "Pessoas com hipertireoidismo leve e idosos podem não ter qualquer sintoma. As manifestações mais comuns são: sensação de calor, aumento da transpiração, fraqueza muscular, mãos trêmulas, batimentos cardíacos acelerados, cansaço/fadiga, perda de peso, diarreia ou evacuações frequentes, irritabilidade, ansiedade, problemas dos olhos, irregularidade menstrual e infertilidade", destaca.

A Dra. Amália ressalta destaca que o diagnóstico depende da história clínica, de um exame físico detalhado e de exames de sangue para medir os níveis hormonais e anticorpos sanguíneos. “Quando há suspeita de nódulos um exame de ultrassonografia ajuda a determinar a forma e o tamanho da glândula e confirmar/ caracterizar as nodulações. Em seguida, para determinar o tipo de hipertireoidismo, pode ser solicitado um exame de captação de iodo radioativo para medir o quanto da substância a tireoide ou o nódulo está captando do sangue. ", diz.

"Precisamos estar atentos a outras causas de aumento dos hormônios da tireoide, entre elas alguns remédios para emagrecer, gravidez molar e certos tipos de tumores não tireoideanos, uma vez que podem simular um quadro semelhante ao da doença de Graves, mas tem um tratamento diferente.
A doutora conclui que o tratamento da doença de Graves pode ser feito de três maneiras:

- Uso de medicamentos antitireoidianos, que irão diminuir a produção de hormônios da tireoide e de anticorpos que atacam essa glândula;

- Uso de iodo radioativo, que causa destruição das células da tireoide, o que acaba diminuindo a sua produção de hormônios;

- E em casos reservados a cirurgia, que remove a tireoide para interromper o processo imunológico causador da doença, sendo feita em pacientes com doença ocular muito ativa, nódulos suspeitos ou doença grave na gravidez.






Amália Lucy Querino - Clínica geral e endocrinologista. Professora da Faculdade de CIências Médicas IPEMED
Consultório IpanemaRua Visconde de Piraja, 414, sala 306
Tel: 2521-2232 - 99627-6362

Consultório BarraAmericas Medical City, Av. Jorge Curi, 550, Sala 255
Tel: 2284-0649

LinkedIn: Amália Lucy Querino





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados