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segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Recrutamento e seleção profissional: o que você precisa saber!



Se candidatar para vagas que demandem o seu perfil profissional; considerar a experiência vivenciada em ambientes de trabalho anteriores; e a valorização da busca por vagas próximas ao local de residência, são algumas das principais ações para que candidatos a vagas de empregos consigam ser selecionados para entrevistas e deem o primeiro passo para a recolocação no mercado de trabalho.

Em um cenário, onde o desemprego atinge 30% dos jovens brasileiros, representando a maior taxa em 27 anos, segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as redes sociais também se tornaram grandes aliadas de candidatos e empresas de recrutamento e seleção. Conforme dados da rede social profissional LinkedIn, existem 530 milhões de usuários no mundo, tendo mais de 30 milhões de perfis brasileiros cadastrados. O país ocupa o quarto lugar no ranking mundial de usurários da rede social.

Acredito que o gancho para se construir um currículo atrativo o bastante, para impulsionar a realização de uma entrevista, deve ser a empatia. Percebo que o ponto de partida é tentar enxergar o modo de trabalho do recrutador, aquele que receberá a candidatura, sendo necessário imaginar, o que ele vê? Percebo que ao acessar a página online onde foi anunciada a vaga, o recrutador visualiza um breve resumo sobre os candidatos.

Nem sempre todos os documentos enviados são analisados, pois eventualmente o recrutador pode fazer uso de filtros com palavras-chave que irão selecionar somente currículos que atendam aos requisitos pré-estabelecidos pelos recrutadores. Essa prática pode ser exemplificada pelo site americano de empregos “Career Builder”, que expõe logo em sua página inicial uma lista com os termos e tópicos mais procurados pelos empregadores no momento. Normalmente, o recrutador pode utilizar filtros, como idade ou local de residência. 

Alguns sites de recrutamento possuem algoritmos que comparam os currículos dos candidatos de acordo com os requisitos da vaga. Por exemplo, se a vaga é para uma posição de Gerente de Marketing e no seu currículo cadastrado no site sua qualificação está descrita como Gerente Comercial, isso reduzirá sua compatibilidade com a função.

De um modo geral, os primeiros dados a serem visualizados em sites de recrutamento profissional, são o nome, local de residência e uma breve descrição sobre as funções anteriores. Sendo assim, é preciso buscar por uma vaga que realmente tenha compatibilidade com o perfil profissional. Ao encontrar, revise seu currículo no site antes de se candidatar. Provavelmente, algo pode ser melhorado ou destacado para uma posição em específico. Pense nas informações que o recrutador busca com base na descrição da vaga. O nome do cargo tem bastante relevância e as primeiras linhas da descrição também.

Por fim, após a candidatura, os concorrentes devem manter o telefone acessível e carregado. Conheço recrutadores que não ligam mais de uma vez. E eventualmente a ligação pode ser originada de um telefone que não recebe chamadas de retorno.





 Astrid Vieira - diretora da empresa Leaders HR Consultants




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