As pessoas estão cada dia mais conectadas. Hoje,
todos enxergam a comodidade como um fator de grande importância no seu dia a
dia. Esperar o taxi na rua, por exemplo, é coisa do passado, e a cerveja gelada
agora pode ser pedida durante a festa diretamente no aplicativo da fábrica de
cerveja. Todos os negócios estão sendo testados pela nova geração, sem vícios e
que não aceitam regras impostas pelo passado.
Mudamos de um período aonde as marcas eram o foco,
para outro onde o consumidor retomou o foco. Antes, andávamos com as marcas
desses produtos nas nossas roupas. Agora, marcas querem ter o nome dos
consumidores nos seus produtos. Hoje, pensamos sempre em formas inovadoras de
interação e comunicação com diferentes públicos, o engajamento é a cereja do
bolo.
As mudanças empurradas pela geração Y abriram os
olhos das outras gerações para que elas abraçassem o novo e testassem as
novidades. A geração X, que contempla pessoas nascidas entre os anos 1961 e
1981, é um exemplo disso. Segundo um estudo da Mobile Marketing Association
realizado pela Kantar Millward Brown, um dos maiores institutos de
pesquisas ad hoc do Brasil, em parceria com a Netquest, empresa
dedicada ao desenvolvimento de tecnologia online para soluções de pesquisa,
mapeou o comportamento dos brasileiros no consumo de mobile e constatou que a
geração X é a que mais compra produtos por meio de anúncios nos devices.
Diferentemente das gerações mais novas, este
público não aceita bem ser tratado genericamente e tem grande poder de compra,
um benefício para as marcas que apostam nesse grupo. É evidente que as empresas
ainda precisam de um olhar mais atento para os X, porém aquelas que investem
nessa geração, já enxergam suas vantagens.
O mesmo ocorre entre as agências, que criam novas
segmentações cada vez mais profundas, para acertar na forma de interagir, no
conteúdo oferecido, e no meio em que a oferta é feita com esse público. Os
formatos existentes ainda não estão alinhados com o comportamento dessa nova
sociedade, por isso a importância
Por fim, acredito que a criação de formatos
diferenciados na publicidade digital e a integração de anunciantes ao seu target é
o segredo para atingir a geração X. Devemos prestar atenção na mudança do
consumidor de publicidade online, focar muito mais nos interesses do que na
idade propriamente dita e engajar cada vez mais as pessoas.
Victor Canô - CEO da Cazamba, empresa de
tecnologia em mídia que permite marcas engajarem seus consumidores
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