Uma das datas mais esperadas do ano para os
consumidores e principalmente para o comércio, acontecerá no próximo dia 25. A
Black Friday deste ano deve movimentar R$ 2 bilhões, segundo o portal
BlackFriday.com.br, um crescimento de 34% comparado com o ano passado. A data
chegou ao Brasil em 2011 nas lojas online (e-commerce) e atualmente atinge
também as lojas físicas de todos os tamanhos e segmentos.
Segundo o Coach de Vendas, Jaques Grinberg, é
preciso atenção para não cair em armadilhas, como promoções e descontos falsos.
“Esta é uma data estratégica, logo após o pagamento da primeira parcela do
décimo terceiro. Os consumidores precisam ficar atentos, pois muitos aguardam
para comprar o que desejam ou o que não tinham coragem de gastar no valor de
mercado, e não ganham nenhuma vantagem”, diz o especialista.
No Brasil, a data já foi apelidada de “Black
Fraude”, por causa das armadilhas nas edições anteriores. Jaques Grinberg
revela dicas importantes para não sair no prejuízo em suas compras virtuais ou
físicas.
- Pesquise os preços uma semana antes da Black Friday e compare no dia do evento para avaliar o desconto real oferecido pelas empresas.
- Sites falsos. Desconfie de preços muitos baixos, não existem nem na Black Friday.
- Só compre o que você realmente precisa, faça uma lista do que pesquisar. Não compre por causa dos descontos, comprar o que não precisa é caro mesmo com desconto.
- E-mails com ofertas podem ser arriscados. Muitos e-mails falsos usam marcas de empresas conceituadas e ao confirmar o pagamento, você descobre que é falso. Ao receber um e-mail, acesse o site pelo navegador e não pelo link do e-mail marketing para confirmar a veracidade da promoção. E não esqueça de manter o antivírus atualizado e ativado.
- Compras em lojas online, dê preferencia para pagamentos via cartão de crédito. Pagamentos com transações online tipo cartão de débito, boleto e outros é difícil reclamar e conseguir o reembolso caso a mercadoria não seja entregue.
- Já nas lojas físicas, não compre por impulso sem avaliar as necessidades, garantia e validade do produto. Muitos vendedores podem pressionar, mas cuidado. Exija um atendimento gourmet, você merece mesmo comprando com desconto.
- Pesquise sobre troca do produto no caso de defeito ou por qualquer outro motivo.
Você pode consultar alguns sites para
acompanhar os descontos na Black Friday, como:
www.blackfriday.com.br
www.baixou.com.br
www.blackfriday.com.br
www.baixou.com.br
Jaques
Grinberg: Empresário,
coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo,
vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em
Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas
décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos
artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do
livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de
vendas para maximizar os seus resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário