Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como se preparar para 2017 e reforçar a sua empregabilidade




O mercado de trabalho está passando por uma grande revolução e isso implica diretamente em como as pessoas estão se preparando para enfrentá-lo. Melhorar a empregabilidade, um conjunto de competências e habilidades de qualificação profissional, se tornou a busca de todos os trabalhadores que desejam desenvolver a própria carreira, se destacarem numa entrevista ou mesmo manter o emprego em um período conturbado para a economia.


Afinal, a questão do desemprego é uma preocupação de nível mundial, com estudos apontando para o Brasil com um dos piores cenários. Segundo estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT), entre 2016 e 2017, quase um em cada cinco novos desempregados do mundo virá do Brasil.


Diante de uma economia volátil e complexa como a que estamos enfrentando, atualmente, é importante que o trabalhador esteja disposto a sair de sua zona de conforto e iniciar uma reflexão aprofundada sobre o que é preciso mudar e aquilo que é necessário incorporar ao seu portfólio de competências.


Evidentemente, para qualquer profissão, uma das maiores recomendações é se capacitar. Este é o diferencial fundamental e a exigência da maioria das empresas. Sem conhecimento específico da área pleiteada, dificilmente a vaga será conquistada. Sendo assim, invista na educação e aposte em cursos que lhe posicione à frente da concorrência.


Com as equipes cada vez mais enxutas, também é importante saber entregar mais com menos. As empresas estão cada vez mais pressionando os funcionários para que eles executem os serviços de forma rápida e correta. A grande disponibilidade de profissionais no mercado faz com que os recrutadores se interessem por aqueles que preencherão de fato as necessidades da companhia.


Outra dica fundamental é sobre a forma como o profissional é visto no ambiente de trabalho. É preciso ter autocontrole e saber lidar com as adversidades para não ser marginalizado pelos companheiros de trabalho. Além disso, os profissionais que se integram às diversas áreas estão mais aptos a receber promoções e benefícios.


E por último lembre-se de fazer a gestão das suas redes sociais. A internet conta com muitas ferramentas que ajudam a construir uma imagem de profissional empregável. Tente manter a descrição sobre a sua vida pessoal e opiniões muito contundentes. Atualmente, as empresas checam sempre os perfis virtuais e avaliam o comportamento do candidato.



Jacob Rosenbloom
Emprego Ligado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados