21 dias é o tempo
necessário para mudar um hábito e este é o período em que o Instituto Avon
apoiará mais de cem ações, em todo o país, para engajar mais pessoas em favor
da causa.
Desde 25 de novembro de 1986, durante os meses de
novembro e dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões
relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial
“16 dias de ativismo”, sempre com início no dia 25, Dia Internacional de
Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos
Direitos Humanos.
Mas, no Brasil, para destacar a dupla discriminação
vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de
novembro, Dia da Consciência Negra, e marcam o início dos 21 dias de
atividades. Para marcar o período, o Instituto Avon, organização ligada a uma
empresa privada que mais investe em ações pelo enfrentamento à violência contra
a mulher, apoiará a realização de mais de 100 ações em todo o Brasil, como
eventos artísticos, arte urbana, exposições fotográficas, entre outros, com o
objetivo de engajar mais pessoas em favor da causa.
Além das ações durante os 21 dias de ativismo, o
Instituto Avon terá uma campanha online, divulgada nas redes sociais da marca: www.facebook.com/institutoavon e
Instagram @institutoavon. Com o mote “A mudança começa quando o silêncio
termina”, a organização pretende dar luz à questão da violência invisível, com
o intuito de provocar uma mudança de comportamento. Para participar da campanha
digital, basta usar a hashtag #VamosConversar.
A ativista Maria da Penha e a cantora Daniela
Mercury são algumas das personalidades que se engajaram voluntariamente à
campanha. Como reforço de informações sobre a causa, a campanha no Brasil
contará com a divulgação de materiais informativos, vídeos conceituais,
exposições fotográficas e ações presenciais de engajamento.
Desde 2008, o Instituto Avon já investiu R$ 20
milhões em 102 projetos e ações voltados para a educação, articulação, apoio a
projetos e engajamento da sociedade nesta causa, que já impactaram mais de 1,5
milhão de pessoas em todo o país. A campanha Fale Sem Medo do Instituto Avon se
soma à campanha global Speak Out Against Domestic Violence
coordenada pela Avon Foundation For Women, que já direcionou mais de US$ 50
milhões para a causa em mais de 50 países.
Neste ano, o desafio do Instituto Avon é tornar o
enfrentamento à violência contra as mulheres um hábito e, para isso, propõe a
mobilização de toda a sociedade no reconhecimento das violências invisíveis a
partir da reflexão e diálogo. “Quanto mais “invisível” for a violência, mais
difícil dela ser identificada e mais prejudiciais e profundos são os danos
causados por ela. Por isso, não podemos partir da premissa de que apenas
apontar o erro já é suficiente para provocar uma mudança de comportamento.
Precisamos que as pessoas sejam protagonistas e passem a reconhecer que existe
um problema que é de todos nós e só pode ser enfrentado com mudanças de
atitude”, afirma Mafoane Odara.
Fale Sem Medo – Não à Violência Contra a Mulher
O principal evento será o Fórum Fale Sem Medo, no
dia 07 de dezembro, no Masp, em São Paulo. Em sua 4ª edição, o fórum reunirá
especialistas, ativistas e sociedade para uma discussão aberta sobre os temas
que envolvem o enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o Fórum Fale Sem Medo também será lançada a
pesquisa “O papel do homem na desconstrução do machismo”, realizada pelo
Instituto Avon em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva. “Para este
evento, são esperados artistas, músicos e mais de 1000 convidados que vão
discutir o papel do homem no enfrentamento à violência contra as mulheres”,
explica a coordenadora de projetos voltados para a Violência contra as mulheres
do Instituto Avon, Mafoane Odara.
Para ela, os homens precisam influenciar a mudança
da cultura machista mudando suas próprias atitudes e convencendo outros homens
a fazerem o mesmo. As outras três pesquisas, feitas em parceria com o Instituto
Data Popular, foram: Violência contra a mulher no ambiente universitário
(2015); Violência contra a mulher: o jovem está ligado (2014);
e Percepção
dos homens sobre a violência doméstica (2013).
Em 2015, o Instituto lançou de forma pioneira com a
Avon a ‘Linha 180’, uma linha de maquiagem invisível que não maquia, mas, ao
contrário, revela a dor e o sofrimento da mulher que sofre violência doméstica.
“O nome “linha” é um trocadilho que remete à linha telefônica 180, um serviço
da Secretária de Políticas para Mulheres (SPM) que orienta as mulheres que
estão em situação de violência”, explica Mafoane.
Ao propor o uso da ‘nova maquiagem’, a campanha
impactou mais de 10 milhões de pessoas e inspirou as mulheres a usarem a linha
180 para pedir orientações. Ao fazer a ligação, ao mesmo tempo em que a mulher
recebia informações sobre as formas de violência doméstica, ela recebia
mensagens de autoestima e encorajamento para que denunciasse a violência.
Sobre as ações de responsabilidade social da Avon
A Avon é uma empresa global líder em ações sociais
com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da
empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada
em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2015, foram
doados mais de US$ 1 bilhão em mais de 50 países para as causas que mais afetam
a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na
disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o
câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por
meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra
o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a
mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no
Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua
de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e
emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem
itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a
empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias
partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e
distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de
revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais
relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são
coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já investiu mais de
R$ 122 milhões em 235 projetos e ações relacionados a essas causas no Brasil.
Siga o Instituto Avon: www.facebook.com/institutoavon
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